PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Pesquisa descobre como o coronavírus escapa das células de defesa

Trabalho vencedor de prêmio de inovação médica avaliou em detalhes os mecanismos usados pelo Sars-Cov-2 para enganar o sistema imune

Por Da Redação
Atualizado em 2 dez 2024, 15h01 - Publicado em 20 nov 2024, 14h00
genomica-premio-inovacao-medica
Sars-Cov-2 usa mecanismo sofisticado para driblar o sistema imune (Ilustração: Thiago Lyra/Veja Saúde)
Continua após publicidade

Depois do auge da pandemia de covid-19, cientistas buscam entender o comportamento do Sars-Cov-2, o coronavírus responsável pela doença.

Uma pesquisa nessa linha é a premiada na categoria Genômica e Medicina de Precisão do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica 2024.

Após perder o pai para a covid-19 em meio à pandemia, a cientista Marcella Cardoso mudou sua linha de pesquisa para desvendar como o SARS-CoV-2 engana nossas células de defesa para se multiplicar e se expandir sem freios.

Encabeçando uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e instituições americanas como a Escola Médica de Harvard, onde deu continuidade ao seu pós-doutorado, a bióloga moveu mundos e fundos no laboratório até chegar à resposta. E, de fato, ela e sua equipe descobriram um dos principais mecanismos pelos quais o coronavírus escapa do sistema imunológico.

“Identificamos uma proteína do patógeno que lhe possibilita evadir-se das células natural killers (NK), as assassinas naturais, que estão na linha de frente da nossa imunidade”, revela Marcella.

Continua após a publicidade

+Leia também: Como surge uma variante do coronavírus?

O achado veio à tona após análises genômicas e de proteínas virais, bem como da avaliação de amostras celulares de pessoas com covid-19 que haviam sido hospitalizadas no Brasil. “Conseguimos estabelecer uma associação entre a resposta imunológica e os desfechos entre aqueles pacientes que adoeceram”, conta a cientista.

Suas conclusões não só reforçam o papel da vacinação — ora, estamos diante de um vírus que ludibria o sistema imune — como abrem caminho a estudos com novos antivirais. “E isso é importante se pensarmos que provavelmente enfrentaremos novas pandemias”, diz.

Continua após a publicidade

Este tipo de estudo, com base na genética, também é importante para entender as evoluções do vírus e suas variantes, bem como sua disseminação entre a população.

Confira a seguir como foi feito o trabalho e como funciona este mecanismo de escape:

Continua após a publicidade

Clique aqui para conhecer os demais vencedores do prêmio.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.