Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pequenas variações na tireoide já são perigosas para o coração

O hiper e o hipotireoidismo subclínico, que apresentam alterações só um pouco diferentes do normal, podem causar diabete e doenças cardiovasculares

Por Ana Luísa Moraes
Atualizado em 5 set 2018, 18h47 - Publicado em 21 mar 2017, 17h30
pequenas-alterações-na-tireoide-são-perigosas
Alterações pequenas podem ser perigosas  (GS/Getty Images)
Continua após publicidade

O hormônio TSH, produzido pelo cérebro, tem a função de regular a atividade tireoidiana. Se ele está em excesso ou em falta, a tireoide produz doses diminutas ou altíssimas do hormônio T4 — é o hipo ou o hipertireoidismo, respectivamente. Contudo, às vezes a alteração do TSH não é tão intensa e, assim, mal mexe com o T4. A isso se dá o nome de hiper ou hipotireoidismo subclínico. Acontece que um estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostra que mesmo essas condições já podem bagunçar a saúde cardiovascular.

O trabalho revelou que mulheres com um aumento do TSH, mas sem variações significativas no T4, apresentaram uma piora nos índices de colesterol e em um marcador ligado a disfunções cardíacas e ao diabete. Mais de 3 300 voluntárias com idade média de 57 anos foram analisadas pela pesquisa, sendo que todas estavam livres de doenças.

Os cientistas descobriram que, entre as participantes, 17,3% manifestavam hiper ou hipotireoidismo subclínico. Em uma entrevista, o cientista brasileiro Paulo Henrique Harada, que fez parte da investigação, afirma que elas eram aparentemente saudáveis. “Apesar de, neste estágio, as pessoas habitualmente não apresentarem sintomas, suspeita-se que tais problemas estejam atrelados a maior risco futuro de doenças cardiovasculares e diabete tipo 2”, ensina.

Continua após a publicidade

Essa não é a primeira vez que esse tipo de encrenca é associado a males preocupantes. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Marília, no interior de São Paulo, já relacionaram o hipertireoidismo subclínico a complicações cardíacas e infartos. Posteriormente, uma conexão foi estabelecida até com a osteoporose.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.