Ozempic falso: como identificar se o produto é verdadeiro?
Fabricante emitiu nota com orientações para ajudar a identificar as canetas verdadeiras
A grande busca por produtos que auxiliam no emagrecimento também abriu margem para fraudes oportunistas: casos de falsificação de canetas de Ozempic chegaram ao noticiário nos últimos dias, levantando alerta em quem usa o medicamento para perder peso ou tratar diabetes.
No caso que chamou mais atenção, uma mulher precisou ser internada no Rio de Janeiro na metade de outubro, em estado grave, após injetar um produto falso que era vendido como Ozempic. Entre as adulterações já identificadas pela Novo Nordisk, laboratório que fabrica o fármaco, está o uso de canetas de insulina com rotulagem modificada para se passar por Ozempic.
Falsificações do produto são recorrentes ao redor do mundo e começaram a ser observadas também no Brasil a partir de 2023.
Como identificar se o Ozempic é falso ou verdadeiro
Após os registros de falsificações no Brasil, a Novo Nordisk emitiu uma nota com recomendações do que observar antes de utilizar o Ozempic. Consumidores devem levar em conta fatores como:
- A própria caneta: o aplicador do Ozempic é azul claro com botão cinza. Os relatos recentes indicam que canetas de insulina foram reapropriadas para o produto falsificado; o modelo utilizado, uma caneta Fiasp, é azul escuro com botão laranja.
- Embalagem: é importante observar com atenção as informações contidas no rótulo. Se houver alguma incongruência entre o que é informado na caixa e na adesivagem, se algumas informações estiverem em idioma estrangeiro ou se há indícios visíveis de que algo foi alterado, não utilize.
- Local de compra: qualquer produto comprado através de sites e canais não licenciados pela Anvisa levanta desconfiança. Cuidado redobrado com produtos adquiridos nas redes sociais e aplicativos de venda.
- Preço: duvide de um produto vendido muito abaixo dos valores praticados no mercado. A fabricante destaca que segue “a tabela da CMED, órgão federal que regulamenta o preço dos medicamentos no país”, o que evita grandes variações.
Caso as dúvidas permaneçam, a Novo Nordisk recomenda entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo número 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
E o Wegovy?
Ainda não há denúncias de falsificação do Wegovy no Brasil. Ou seja, não há um produto com o qual comparar o original para determinar que tipo de mudanças poderiam ocorrer na embalagem fraudada, por exemplo.
No entanto, via de regra, as recomendações para garantir a procedência do Ozempic — identificar a rotulagem e desconfiar de preço e locais de venda atípicos — também valem para o Wegovy e outros medicamentos.