saudeLOGO Created with Sketch.

Novo tratamento para salvar a próstata

Procedimento simplifica o combate ao segundo tumor mais comum entre os homens

Cientistas do Instituto Weizmann de Israel criaram uma terapia que promete revolucionar a batalha contra o câncer de próstata inicial. Ela envolve aplicar um remédio e jogar uma luz infravermelha na glândula durante um procedimento cirúrgico. “Alcançamos 80% de cura com uma única aplicação”, revela o urologista Paulo Palma, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Outro ponto positivo é a ausência de efeitos colaterais. “Isso é uma coisa muito rara de se ver em medicina”, destaca Palma. Já aprovada em Israel e no México, a técnica está em análise no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Veja como funciona:

Radiação contra casos avançados

Chega ao Brasil uma opção inédita para contra-atacar as ramificações do câncer de próstata avançado e resistente à castração. Calma que explicamos: trata-se de uma parcela de casos (cerca de 20%) em que a enfermidade evolui mesmo quando os médicos cortam a testosterona, hormônio que faz o tumor crescer.

O Radio 223, da farmacêutica Bayer, age nas células cancerosas que saíram da glândula e se instalaram nos ossos – é a metástase. “Nos estudos, ele diminuiu o número dessas complicações e aumentou a qualidade de vida dos pacientes”, resume o oncologista Fernando Maluf, do Hospital São José, na capital paulista.