Novo aparelho auditivo usa inteligência artificial para aprimorar sons
Dispositivo se otimiza de maneira contínua de acordo com o ambiente, reduzindo ruídos
Pessoas com diferentes níveis de perda auditiva podem se beneficiar de um novo dispositivo capaz de ampliar a qualidade do som a partir de recursos de inteligência artificial.
O Philips HearLink aprende continuamente com os ruídos do ambiente e aplica esse conhecimento para otimizar a clareza das falas, mesmo em lugares barulhentos. Ao promover a redução de incômodos sonoros, a tecnologia ajuda a melhorar a qualidade de vida e a minimizar o estresse.
“Esse tipo de inovação tecnológica se torna ainda mais proveitosa quando guiada com empatia por profissionais que compreendem não apenas a audição, mas também o contexto e as necessidades emocionais dos pacientes”, afirma a fonoaudióloga Ingrid Gielow, conselheira da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
+ Leia também: Perda auditiva avança em jovens e idosos e acende alerta
Medidas de prevenção da perda auditiva
Em alguns casos, a perda auditiva está associada a hábitos de vida, como a exposição a sons altos por longos períodos de tempo. Embora nem todo dano auditivo possa ser evitado, o Ministério da Saúde recomenda atitudes que podem reduzir o risco.
Os fones de ouvido devem ser usados com parcimônia, ou seja, ajuste o volume a um nível suficiente para ouvir músicas — nada de colocar no máximo!
As orelhas devem ser mantidas secas, uma vez que o excesso de umidade facilita a proliferação de bactérias, aumentando o risco de infecções na região.
+ Leia também: Tem ruído na área: a comunicação entre o cérebro e os ouvidos importa
O cuidado também envolve tratar direitinho condições que afetam o ouvido. Sinais de dores mais fortes, por exemplo, são um indicativo de buscar ajuda médica.
O canal auditivo é bastante sensível, portanto, o uso de cotonete pode danificar estruturas como o tímpano. Por fim, consulte um otorrinolaringologista regularmente para ver se está tudo em dia.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.