Clique e assine com até 72% de desconto

6 novidades apresentadas no maior congresso de saúde bucal do mundo

Em sua 38ª edição, evento em SP vira palco de vários lançamentos. Confira como esses produtos podem beneficiar a limpeza de dentes, língua e gengiva

Por André Biernath 31 jan 2020, 18h43

O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp) tem números que deixam qualquer um de boca aberta, com perdão do trocadilho: somente em 2020, a organização recebeu nada menos que 95 mil inscrições de profissionais do Brasil e do mundo interessados em visitar a feira e assistir às aulas sobre saúde bucal da programação científica. 

Estivemos no evento na quinta-feira, dia 30 de janeiro, e passeamos pelos estandes e corredores abarrotados para conhecer em primeira mão quais são os lançamentos do ano que as grandes marcas trouxeram. Hora de conhecer os novos produtos e equipamentos que em breve estarão nas prateleiras de farmácias e supermercados ou nos consultórios dos dentistas:

1. Escova que previne a retração gengival

Escova Pro-Gums, da Edel+White Foto: Divulgação/Divulgação

Desenvolvida pela empresa suíça Edel+White, ela tem um cabo diferente ao que estamos acostumados, com um buraco no meio. O design foi pensado para que o usuário aperte o aparelho e não transfira esse impacto todo para a boca. 

Acontece que muita gente faz uma força danada na hora da escovação. Com o tempo, isso machuca a gengiva, que perde terreno e fica retraída. Com o dente mais exposto e sem proteção, aumenta o risco de sensibilidade e dores. A ideia do novo produto seria, então, evitar todo esse desgaste. 

  • 2. Dispositivo ajuda a flagrar a cárie

    O scanner intraoral iTero Elemente 5D, da Align Technology Foto: Divulgação/Divulgação

    A Align Technology, companhia consagrada pelo sistema de alinhadores invisíveis, trouxe ao mercado um aparelho que promete virar um grande amigo do cirurgião-dentista. Chamado de iTero Element 5D, ele é um scanner intraoral que faz imagens 3D da boca do paciente. Conforme o profissional passa o aparelho pela superfície bucal, as projeções já aparecem na tela do computador em tempo real.

    Esse dispositivo já era utilizado para analisar a posição da arcada dentária e planejar o tratamento com os tais alinhadores invisíveis. Mas a nova versão traz um diferencial: a possibilidade de detectar cáries. Muitas vezes, essas lesões na camada externa do dente ficam escondidas, em lugares de difícil acesso. 

    A nova tecnologia usa feixes de luz infravermelha para encontrar regiões em que ocorre um processo de desmineralização — uma das primeiras etapas dessa doença bucal. A suspeita de cárie em alguma superfície dentária aparece na tela do computador em imagens um pouco mais brilhantes (até os leigos notam a diferença na imagem).

    Continua após a publicidade

    A partir dessa informação, o profissional pode realizar algum tratamento ou acompanhar o caso ao longo das consultas.

    3. Dentadura presa e higiênica

    Corega Maxi Selante, da GSK Foto: Leonardo Lacerda/Divulgação

    A GSK, detentora da marca Corega, trouxe ao Brasil o Maxi Selante. A proposta é facilitar a vida de quem tem próteses móveis. A novidade traz um bico dosador mais fácil de controlar. Isso evita que o usuário exagere na hora de aplicar o produto, prevenindo o desperdício e uma certa sensação desagradável na boca. 

    A marca ainda informa que o selante evita a entrada de pedaços de comida no espaço entre a dentadura e o palato (o céu da boca). Isso facilita a higiene bucal e evita infecções. A expectativa é que o selante chegue às farmácias e demais pontos de venda a partir do mês de março.

    4. Limpeza mais suave

    Escova UltraSoft, da Colgate Foto: Divulgação/Divulgação

    Essa foi uma das tendências mais fortes da feira: as gigantes Colgate e Oral-B lançaram escovas com cerdas ultrafinas e macias. O objetivo, mais uma vez, é evitar danos às gengivas e garantir uma escovação mais segura e saudável. 

  • 5. Só para baixinhos

    Escova que pisca, da GUM Foto: Divulgação/Divulgação

    A empresa americana GUM aposta no público infantil com produtos que trazem estampados personagens famosos de filmes e desenhos animados. Uma boa sacada da marca foi criar uma escova com luzes que piscam durante 60 segundos. Esse é o tempo indicado de limpeza dos dentes das crianças. Eis uma maneira esperta e criativa de fazer uma bela faxina bucal.

    6. Dentistas unidos jamais serão vencidos

    Com o apoio de diversas entidades, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) realiza uma campanha nacional “Sorrir Muda Tudo”. A iniciativa visa fortalecer e valorizar a imagem do cirurgião dentista e tenta mostrar para a população a relação entre a saúde da boca e do resto do corpo.

    O projeto começou em outubro de 2019 e vai até maio de 2020. A cada mês, o grupo utiliza as mídias sociais para falar de um tema específico, que vai de autoestima a diabetes. Você pode conferir o trabalho na página oficial do Instagram deles. 

    Continua após a publicidade
    Publicidade