Morre Pepe Mujica: entenda o câncer no esôfago e os cuidados paliativos
No início de 2025, político contou que o câncer havia avançado e falou abertamente sobre sua morte

Faleceu nesta terça-feira (13) o ex-presidente do Uruguai José Mujica, mais conhecido pelo apelido Pepe Mujica, aos 89 anos.
Ele presidiu o país latino-americano de 2010 a 2015. Antes, havia sido deputado e senador. Depois de deixar a presidência, voltou ao Senado.
Mujica estava em cuidados paliativos exclusivos após tratamento para um câncer no esôfago.
Câncer de esôfago
O uruguaio foi diagnosticado com um tumor no esôfago em estágio avançado em abril de 2024, em meio a uma série de exames de rotina.
Esse tipo de tumor é difícil de detectar, já que a endoscopia não costuma ser indicada de maneira rotineira e podem não haver sintomas nos estágios iniciais. Assim, o câncer, em geral, é diagnosticado tardiamente.
Em agosto deste mesmo ano, ele foi internado em meio ao tratamento. Mujica passou por um ciclo de 32 sessões de quimioterapia e uma cirurgia para colocação de uma sonda, mas sofreu complicações.
Antes disso, o ex-presidente já vivia com vasculite, uma espécie de inflamação crônica dos vasos sanguíneos.
+Leia também: Tumor no esôfago: entenda problema de saúde de Pepe Mujica
Mujica estava em cuidados paliativos
Em janeiro deste ano, Mujica revelou que tinha metástases no fígado. Nesta etapa, entrou em cuidados paliativos exclusivos e interrompeu o tratamento contra o câncer.
A estratégia visa oferecer conforto e alívio de sintomas a pessoas com doenças crônicas incuráveis, que ameaçam a continuidade da vida.
Ele disse estar em paz com sua vida e sua trajetória, e falou abertamente sobre sua morte. “O ciclo da minha vida acabou”, disse. “Me reproduzo na voz das meninas e dos meninos que estão aqui, que continuarão a levantar as bandeiras pelas quais dediquei minha vida”.
Mujica manteve vida simples mesmo durante o mandato
O ex-presidente uruguaio conquistou muitos fãs pelo seu estilo de vida pacato e simples: não quis morar na residência oficial do presidente durante seu mandato. Se aposentou em 2020 e viveu até o fim da vida em um sítio em Rincón del Cerro, em Montevidéu.
Começou a militar ainda na juventude, aos 14 anos, como apoiador do Partido Nacional (Blanco). Nos anos 1960, começou a integrar o Movimento de Liberação Nacional-Tupamaros. Passou anos preso durante a ditadura no país.
O atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, confirmou o falecimento do líder progressista. “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, publicou em nota.