Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Morre Pepe Mujica: entenda o câncer no esôfago e os cuidados paliativos

No início de 2025, político contou que o câncer havia avançado e falou abertamente sobre sua morte

Por Valentina Bressan
13 Maio 2025, 17h22
Pepe Mujica
Pepe Mujica no Brasil, na posse presidencial de 2023 (Jefferson Rudy/Agência Senado/CC BY 2.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Faleceu nesta terça-feira (13) o ex-presidente do Uruguai José Mujica, mais conhecido pelo apelido Pepe Mujica, aos 89 anos.

Ele presidiu o país latino-americano de 2010 a 2015. Antes, havia sido deputado e senador. Depois de deixar a presidência, voltou ao Senado.

Mujica estava em cuidados paliativos exclusivos após tratamento para um câncer no esôfago.

Câncer de esôfago

O uruguaio foi diagnosticado com um tumor no esôfago em estágio avançado em abril de 2024, em meio a uma série de exames de rotina.

Esse tipo de tumor é difícil de detectar, já que a endoscopia não costuma ser indicada de maneira rotineira e podem não haver sintomas nos estágios iniciais. Assim, o câncer, em geral, é diagnosticado tardiamente.

Em agosto deste mesmo ano, ele foi internado em meio ao tratamento. Mujica passou por um ciclo de 32 sessões de quimioterapia e uma cirurgia para colocação de uma sonda, mas sofreu complicações.

Continua após a publicidade

Antes disso, o ex-presidente já vivia com vasculite, uma espécie de inflamação crônica dos vasos sanguíneos.

+Leia também: Tumor no esôfago: entenda problema de saúde de Pepe Mujica

Mujica estava em cuidados paliativos

Em janeiro deste ano, Mujica revelou que tinha metástases no fígado. Nesta etapa, entrou em cuidados paliativos exclusivos e interrompeu o tratamento contra o câncer.

A estratégia visa oferecer conforto e alívio de sintomas a pessoas com doenças crônicas incuráveis, que ameaçam a continuidade da vida.

Ele disse estar em paz com sua vida e sua trajetória, e falou abertamente sobre sua morte. “O ciclo da minha vida acabou”, disse. “Me reproduzo na voz das meninas e dos meninos que estão aqui, que continuarão a levantar as bandeiras pelas quais dediquei minha vida”.

Continua após a publicidade

Mujica manteve vida simples mesmo durante o mandato

O ex-presidente uruguaio conquistou muitos fãs pelo seu estilo de vida pacato e simples: não quis morar na residência oficial do presidente durante seu mandato. Se aposentou em 2020 e viveu até o fim da vida em um sítio em Rincón del Cerro, em Montevidéu.

Começou a militar ainda na juventude, aos 14 anos, como apoiador do Partido Nacional (Blanco). Nos anos 1960, começou a integrar o Movimento de Liberação Nacional-Tupamaros. Passou anos preso durante a ditadura no país.

O atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, confirmou o falecimento do líder progressista. “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, publicou em nota.

 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.