Loção para calvície pode causar “síndrome do lobisomem” em bebês
Alterações foram detectadas na Europa em crianças que tinham contato próximo com pais e cuidadores que faziam uso de Minoxidil
Um novo efeito colateral identificado em loções com minoxidil, tipicamente usadas contra a calvície, vem causando preocupação na Europa: a possibilidade de levar bebês a desenvolverem um quadro conhecido como “síndrome do lobisomem”, a hipertricose, cujo sintoma mais perceptível é o crescimento exagerado de pelos pelo corpo todo.
Pelo menos 11 casos do tipo foram registrados na Europa em tempos recentes. A alteração aparecia em lactantes em contato contínuo com pais ou cuidadores que fazem uso do minoxidil por via tópica, com o quadro revertendo algumas semanas após o adulto interromper o uso da loção.
+Leia também: Minoxidil: o que é, para que serve, quais os riscos e o que tem na bula
O que é a hipertricose
Trata-se de uma condição caracterizada pelo crescimento excessivo de pelos também em partes do corpo onde eles não são comuns. A condição pode ser congênita, quando geralmente é acompanhada de outras alterações, como a hiperplasia gengival. Nesse caso, a origem do distúrbio é genética.
O mais comum, porém, é que a hipertricose seja adquirida após o nascimento. Essa alteração pode ocorrer em função de alguns problemas de saúde, como determinados tipos de câncer, e a exposição a drogas ou medicamentos e seus efeitos colaterais.
Quando a hipertricose é adquirida na infância, ela pode ser associada a complicações sistêmicas em órgãos como coração e rins, por isso a preocupação redobrada nos casos vistos em bebês.
A hipertricose é diferente do hirsutismo, outra condição em que há crescimento de pelos corporais de maneira indesejada. O hirsutismo tem relação com hormônios masculinos e é caracterizado pelo desenvolvimento de mais pelos (por homens e mulheres) em áreas onde eles tipicamente crescem, como a região da barba, o peito, as costas, a região genital e as axilas.
O quadro não necessariamente é permanente. Nos casos da Europa, como visto acima, ele foi revertido com a suspensão do uso do medicamento.
Minoxidil terá nova bula na Europa
Com a confirmação da “síndrome do lobisomem” em bebês, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) vai alterar a bula de produtos contendo minoxidil, destacando esse efeito colateral.
Mesmo com essa mudança ainda não aparecendo em produtos vendidos por aqui, já vale ter no radar essa possibilidade caso você utilize loções ou outros fármacos contendo esse princípio ativo e tem contato frequente com bebês.