saudeLOGO Created with Sketch.

Marca de lentes de contato coloridas é proibida no Brasil

Anvisa veta a venda do produto por falta de registro. Sem comprovação de segurança, não dá para saber se a lente faria mal à saúde dos olhos

Idealmente, ninguém deveria usar uma lente de contato, seja corretiva ou puramente estética, sem procurar um oftalmologista. Então imagine o risco de comprar um produto desses que sequer tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como é o caso das Lentes de Contato Coloridas Nipon Cosplay, que foram proibidas recentemente por esse motivo.

Vendidas online, essas lentes possuem apenas a finalidade de mexer com o visual dos olhos. O problema: sem comprovação de segurança junto à Anvisa, é impossível saber se o item apresenta compostos que prejudicariam a saúde dos olhos.

Cabe destacar que a pigmentação colocada nas lentes de contato coloridas, especialmente se não avaliada pelos órgãos inspetores, pode favorecer infecções e outros males.

Segundo um comunicado do oftalomologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier de Campinas, no interior paulista, 16% da população não pode usar lentes de contato de maneira geral. Olho seco, infecções e alergias estão entre as contraindicações – e valem inclusive para a versão puramente estética.

Pelo sim pelo não, consulte um profissional de confiança.