Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Laringite: o que é, quais são os sintomas e o tratamento

Inflamação pode ter origem no desgaste excessivo da voz ou ser causada por vírus e bactérias

Por Valentina Bressan
17 mar 2025, 15h16
laringite
Coceira e sensação de garganta arranhando são alguns dos sintomas iniciais da laringite (8Photo/Freepik)
Continua após publicidade

Perder a voz depois de um show em que você gritou bastante é um sinal de laringite: uma inflamação na laringe. Infecções virais ou bacterianas também podem ser responsáveis pelo problema, que atinge o órgão onde ficam as cordas vocais

A doença costuma ser aguda e autolimitada, ou seja, os sintomas desaparecem por si só dentro de alguns dias. Mas casos em que a voz rouca, a tosse e outros incômodos duram mais de três semanas precisam ser investigados por um médico, já que podem sinalizar outra enfermidade mais séria.

O que é laringite?

Como o nome indica, é uma inflamação da laringe. Esse órgão, em formato de tubo, fica no pescoço e conecta a faringe à traqueia e ao esôfago

É na laringe que ficam as cordas vocais, que permitem a fala. As membranas modulam o ar que sai dos pulmões e passa pela traqueia. A vibração das cordas vocais gera os sons, que também são articulados pela boca e pelos lábios.

+Leia também: Rinite, dermatite e outras “ites” que pioram com ar seco e poluído

O que causa a inflamação?

Em geral, a laringite é aguda: depois do surgimento dos sintomas, eles se intensificam por 3 dias e permanecem por até 10 dias. 

Esses casos mais comuns podem ser causados pela sobrecarga das cordas vocais, situação chamada popularmente de “perder a voz”. Infecções respiratórias provocadas por vírus e bactérias são outra origem para a doença. 

Continua após a publicidade

Para ser classificada como crônica, a laringite deve durar mais de três semanas. Cantores, professores, atores e demais profissionais que usam a voz continuamente podem ter essa modalidade de inflamação. 

Outras causas para a laringite crônica são a exposição a substâncias irritantes, o refluxo gastroesofágico, o consumo excessivo de álcool e a sinusite crônica. Fumar cigarros ou vape também pode gerar inflamação nas vias aéreas. Doenças autoimunes, câncer e danos aos nervos são outras possibilidades de condições subjacentes à laringite. 

Sintomas

Os principais sintomas de laringite são:

  • Voz rouca ou enfraquecida;
  • Coceira e sensação de estar arranhando a garganta;
  • Tosse seca;
  • Dor na garganta. 
Continua após a publicidade

Caso a pessoa apresente febre, dor forte, dificuldade para respirar ou tussa sangue, busque uma emergência de imediato. O diagnóstico médico é importante para descartar condições como crupe ou inflamação da epiglote. Chiado ao respirar é outro motivo para preocupação em casos de laringite infantil.

A avaliação física e o histórico de sintomas costumam bastar para fazer o diagnóstico, mas a videolaringoscopia pode ser empregada em casos graves ou crônicos. 

Qual o tratamento para laringite?

Os casos agudos se resolvem espontaneamente em até duas semanas. Mantenha-se hidratado e descanse a voz para garantir uma boa recuperação. 

Analgésicos e corticosteroides podem ser receitados para tratar a inflamação. Se o caso for bacteriano, antibióticos entram nessa lista. 

Continua após a publicidade

Para prevenir a laringite, evite fumar, beba água e se vacine contra gripe e outros vírus respiratórios.

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.