saudeLOGO Created with Sketch.

Herpes zóster: o que é, os sintomas, a vacina e o tratamento

O mesmo vírus da catapora pode, anos depois, causar problemas de pele e dores. Mas há como se prevenir com vacinação e fazer um tratamento adequado

Herpes zóster: está aí uma doença que causa confusão. Antes de tudo, seu nome leva a crer que se trata de uma doença prima da herpes tradicional, aquela que acomete a boca ou os genitais. Mas não: esse problema na verdade é provocado por uma reativação do vírus da catapora – e tem, como sintomas, lesões na pele e dores intensas.

Mas como o agente infeccioso responsável pela catapora pode voltar a nos atormentar? E quando recorrer à vacina? Na primeira parte de uma entrevista gravada originalmente ao vivo no Facebook, o infectologista Luis Fernando Aranha Camargo, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) introduz essa doença, seus sintomas e principais formas de prevenção. Confira:

Já no segundo trecho da entrevista, Camargo discute particularidades do herpes zóster, como sinais mais raros da doença e situações específicas onde a vacina exige uma avaliação pormenorizada antes de ser aplicada. Acima disso, ele aborda o tratamento da doença – feito com antivirais e outros medicamentos que amenizam as dores e outros sintomas.