Internado, Faustão recebe novos transplantes: o que se sabe sobre o caso
Apresentador está no hospital desde maio, quando começou a enfrentar uma infecção com sepse. Nesta semana, recebeu dois novos órgãos doados

Internado desde maio para tratar uma infecção, o apresentador Fausto Silva foi submetido a um transplante de fígado e a um retransplante de rim nesta semana, respectivamente na quarta e quinta-feira (dias 6 e 7).
Aos 75 anos, Faustão chegou a quatro transplantes recebidos desde o agravamento de seus problemas de saúde, em 2023. Ele se recupera no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde permanece internado.
+Leia também: Transplantes de órgãos: avanços e desafios
O que se sabe sobre o quadro
O boletim médico divulgado pelo hospital confirmou que Faustão deu entrada no Einstein em 21 de maio, como consequência de uma infecção bacteriana aguda com sepse. “Durante o período, passou por controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional, para estabilização do quadro de saúde”, informou a nota.
Nesta semana, o apresentador foi finalmente submetido a novos procedimentos de transplante. Ele recebeu um fígado novo na quarta e, posteriormente, passou pelo procedimento de retransplante renal.
O retransplante foi necessário porque, após receber um rim no começo de 2024, Faustão passou a rejeitar o órgão. O hospital ainda informou que o novo procedimento estava planejado há um ano.
+Leia também: Como funciona um transplante renal?
Histórico de saúde de Faustão
Fausto Silva começou a apresentar um agravamento da saúde em 2023, quando se submeteu a um primeiro transplante, de coração, para tratar uma insuficiência cardíaca. Na ocasião, não houve rejeição do órgão, recebido em 27 de agosto daquele ano.
Segundo a família do apresentador, ele também já apresentava problemas renais, mas seguiu na fila aguardando um transplante. Faustão voltou a ser internado em fevereiro de 2024 para enfim receber um rim como parte do enfrentamento à doença renal crônica.
Desta vez, porém, o corpo de Fausto Silva passou a rejeitar o órgão recebido. Ele precisou voltar à hemodiálise e seguiu aguardando um doador compatível até os novos transplantes confirmados nesta semana. Ainda de acordo com as informações divulgadas pelo hospital à imprensa, desta vez os dois órgãos foram recebidos de um único doador.
Entenda como funciona a fila dos transplantes.