E. coli: bactéria em lanche do McDonald’s causa uma morte nos Estados Unidos
Contaminação levou à suspensão das vendas de hambúrguer Quarter Pounder em pelo menos 10 estados
O McDonald’s precisou suspender a venda do hambúrguer Quarter Pounder em várias unidades dos Estados Unidos após uma suspeita de surto de E. coli ligado ao produto. Segundo as autoridades sanitárias do país, pelo menos 48 clientes ficaram doentes após comer o lanche, com 10 delas chegando a ser hospitalizadas, sendo que uma pessoa morreu.
O Quarter Pounder é um hambúrguer semelhante ao “Quarteirão” vendido no Brasil. Mas, devido às cadeias de distribuição que variam conforme o local do mundo, o surto registrado em alguns estados norte-americanos não significa que existe risco em outros países. Não há registro de contaminação no Brasil.
O que é a E. coli
E. coli é o nome encurtado de Escherichia coli, uma bactéria associada a quadros de gastroenterite. O principal modo de contaminação é através de alimentos contaminados, como vegetais mal lavados, carne mal passada ou pela ingestão de água poluída por fezes contendo a bactéria.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, o risco de contaminação por E. coli no rio Sena levou a sucessivos adiamentos de provas que envolviam natação em águas abertas, como foi o caso do triatlo.
Como a doença pode matar
Como ocorre com outras infecções gastrointestinais, a E. coli está associada a quadros de náusea, vômito e diarreia – que, em casos extremos, pode se tornar sanguinolenta.
Sem o devido tratamento, ou em pessoas com o sistema imune comprometido (incapaz de combater a infecção adequadamente), os sintomas podem se prolongar e levar à desidratação severa, que pode matar. Além de pessoas imunocomprometidas, bebês menores de um ano e idosos também estão entre os principais grupos de risco para o agravamento do quadro.
Em caso de diarreia e vômitos persistentes, mantenha a hidratação. Mais do que água pura, pode ser necessário recorrer a isotônicos e soros caseiros para repor os sais minerais perdidos – e procure ajuda médica.
É importante diagnosticar corretamente o que está causando os sintomas: a E. coli pode ser tratada com antibióticos, mas há infecções virais que produzem sintomas semelhantes e não respondem a esses medicamentos.