Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Desodorante sem alumínio funciona? É mais saudável? Entenda

Função antitranspirante normalmente está relacionada à polêmica substância

Por Maurício Brum
15 mar 2025, 08h00
desodorante-antitranspirante-aluminio
Sais de alumínio são usados para barrar a transpiração nas axilas (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Circulam na internet muitos alertas sobre os supostos perigos do alumínio presente em desodorantes. Afinal, usar desodorante sem alumínio é melhor?

Em primeiro lugar, é importante fazer uma distinção: apesar de muitas vezes serem vistos como a mesma coisa, desodorantes não são necessariamente antitranspirantes. “Desodorante” é um termo amplo para os produtos que buscam disfarçar o mau cheiro, com propriedades antibacterianas e perfume.

O alumínio ou melhor, os sais de alumínio faz parte da fórmula de desodorantes que também têm função antitranspirante. Ou seja: desodorantes que, além de driblar os odores indesejados, também buscam combater o excesso de suor.

+Leia também: Desodorante antitranspirante: 6 mitos e verdades sobre o uso

Desodorante com alumínio faz mal à saúde e causa câncer?

Muita gente acaba buscando desodorantes sem alumínio em função de uma antiga controvérsia, surgida ainda nos anos 1990, que sugeria que esses produtos poderiam aumentar a incidência de câncer de mama.

No entanto, passadas três décadas, não há evidências científicas robustas que confirmem essa hipótese. No Brasil, entidades como o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não contraindicam o uso de desodorantes antitranspirantes com sais de alumínio para pessoas maiores de 12 anos.

Continua após a publicidade

É importante observar que, mesmo sem uma contraindicação ampla, algumas pessoas podem apresentar hipersensibilidade ou alergia a componentes na fórmula dos antitranspirantes com sais de alumínio.

Nesses casos, pode ser necessário recorrer a produtos alternativos, mas se trata de uma questão individual.

Desodorante sem alumínio funciona?

Para responder essa dúvida, é preciso entender como o odor indesejado surge. Não é o suor propriamente dito que causa o mau cheiro, e sim as bactérias e leveduras presentes naturalmente na pele que “se alimentam” dele. É só então que surge o mau odor corporal, também chamado de bromidrose.

Continua após a publicidade

De modo geral, os desodorantes contam com substâncias antissépticas, para controlar a proliferação de bactérias, e aromáticas, que dão uma força a mais para disfarçar o mau cheiro com o perfume. Nada disso depende da função antitranspirante relacionada ao alumínio. Para muitas pessoas, um desodorante sem alumínio pode ser suficiente.

A situação, porém, pode ser diferente para pessoas que sofrem com sudorese excessiva, ou em dias especialmente quentes. Quando há muita transpiração, o desodorante pode não dar conta da proliferação de bactérias, tornando mais difícil controlar o mau cheiro.

Caso você sofra com transpiração excessiva mas prefere não usar desodorantes com alumínio, é fundamental buscar orientação com um médico dermatologista a respeito das possíveis alternativas para o seu caso.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.