Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

O que foi destaque no congresso europeu de diabetes

Remédios capazes de preservar os rins e o coração de quem tem a doença seguem sob holofote

Por Chloé Pinheiro
Atualizado em 18 nov 2022, 15h25 - Publicado em 18 nov 2022, 14h27
tratamento do diabetes
Evento que aconteceu na Suécia atualizou protocolos de tratamento e reforçou impacto do estilo de vida no controle da doença. (Fotos: Andriy Onufriyenko/GI/Getty Images)
Continua após publicidade

Milhares de médicos se reuniram em Estocolmo, na Suécia, para o 58º Encontro Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD, na sigla em inglês).

O congresso, um dos mais aguardados na área, trouxe centenas de novos estudos, dando um panorama sobre os avanços e pontos de atenção no tratamento e aprimorando o entendimento sobre complicações menos faladas da doença.

“Uma das principais novidades é a recomendação de que pacientes com diabetes de alto risco cardíaco ou renal tomem medicamentos protetores desses órgãos, caso dos análogos de GLP-1 e inibidores de SGLT-2, independentemente do status de controle da glicemia”, aponta o endocrinologista Marcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que esteve no evento.

+ Leia também: No Dia Mundial do Diabetes, temos realmente o que celebrar no Brasil?

OS DESTAQUES

  • Atenção ao fígado
    O diabetes é uma das grandes causas de acúmulo de gordura nesse órgão. A doença, silenciosa, não tem tratamento  específico, daí a necessidade de acompanhar de perto.
  • Mais cedo, melhor!
    O estudo sobre diabetes mais longo da história trouxe dados de 44 anos de seguimento, mostrando que medidas precoces e intensas são mais efetivas para frear mortes pela condição.
  • Insulina por semana
    Um laboratório apresentou dados inéditos sobre uma insulina de ação semanal, capaz de melhorar a adesão às picadas  para controlar a glicose no sangue.
  • Força dos hábitos
    Em nova diretriz, a EASD ressalta como nunca antes tinha feito a necessidade de dieta saudável, atividade física regular e bom padrão de sono na prevenção das complicações.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.