Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Canetas inteligentes de insulina podem facilitar controle do diabetes

Veja como funciona a tecnologia que foi destaque em congresso europeu

Por Chloé Pinheiro
4 out 2022, 11h44

Recentemente, a equipe de Veja SAÚDE esteve no 58º congresso da Associação Europeia para Estudo do Diabetes (EASD, na sigla em inglês), realizado em Estocolmo, na Suécia.* Uma pauta importante por lá foi a chegada de novas tecnologias para melhorar o controle dos níveis de glicemia e insulina no sangue. 

Uma que chamou bastante a atenção foram as canetas inteligentes de insulina. Trata-se de uma inovação que registra automaticamente as doses aplicadas, com data e hora, e conversa com dispositivos ou aplicativos de gestão da doença. 

O objetivo de um dispositivo do tipo é evitar erros na dosagem ou esquecimentos. Pacientes com diabetes tipo 1 e alguns pacientes com diabetes tipo 2 precisam injetar insulina ativa algumas vezes ao dia, como antes das refeições, por exemplo. 

Isso geralmente é feito com canetas descartáveis. Mais recentemente, chegaram ao país as versões duráveis, que podem ser usadas mais de uma vez, recarregadas com novos cartuchos e agulhas. A próxima evolução são justamente as canetas conectadas, como as apresentadas no congresso da EASD. 

Continua após a publicidade

+ Leia tambémVem aí a caneta inteligente de aplicação de insulina

Estudos já comprovaram que o uso desses dispositivos é custo-efetivo e de fato melhora o controle da doença. Uma análise de vida real da Suécia, onde o produto é distribuído pelo sistema público de saúde, mostrou que houve ganho de qualidade de vida e menos complicações do diabetes após a incorporação do aparelho no dia a dia dos pacientes.  

“Indivíduos com diabetes passam, em média, uma hora por dia em autocuidado, o que equivale a dois anos completos dedicados exclusivamente à sua doença. O dispositivo tem potencial de reduzir essa carga”, comenta Priscilla Mattar, diretora Médica da Novo Nordisk. 

Continua após a publicidade

Outra pesquisa, apresentada no congresso da EASD pela empresa dinamarquesa de maneira preliminar (ainda não revisada por pares e publicada em periódicos científicos), apontou que o uso do dispositivo evita a perda de injeções e aumenta o tempo dentro do intervalo de glicemia ideal. 

Como funciona a caneta de insulina inteligente

No congresso da EASD, as empresas Medtronic, Sanofi e Novo Nordisk apresentaram seus modelos. No geral, eles registram as doses, enviam para um banco de dados e permitem visualizar quantas injeções de insulina ativa foram tomadas durante o dia, como está o nível de insulina ativa no organismo.

Alguns modelos ainda conversam com os sensores de glicemia e emitem alarmes quando ela começa a subir. 

Continua após a publicidade

O funcionamento varia um pouco de acordo com a marca. A versão da Sanofi, Solo Smart, é uma tampa removível, recarregável e acoplável nas canetas recarregáveis da marca, que registra as doses e envia para aplicativos no celular via Bluetooth.   

Ela guarda na memória as últimas 100 doses de insulina e será lançada na França, na Alemanha e no Japão no primeiro semestre de 2023. 

Compartilhe essa matéria via:

Já os produtos da Novo Nordisk, NovoPen 6 e NovoPen Echo Plus, são baseados na tecnologia NFC, a mesma usada nos pagamentos por aproximação. Eles têm um display que mostra a quantidade de doses e o tempo que se passou desde a última aplicação. Basta passar a caneta no celular para descarregar os dados. 

No futuro, de acordo com o que escutamos na Esmo, essa tecnologia pode se aprimorar ainda mais, conversando com bibliotecas de comida, por exemplo, e com outros dados do indivíduo para oferecer doses ainda mais personalizadas. 

Resta saber se os milhões de brasileiros que vivem com a doença terão acesso a essas novidades, pois ainda não há previsão de lançamento de nenhuma marca por aqui.

Continua após a publicidade

Vej,a no vídeo abaixo, feito pelo repórter Tom Bueno, do canal Um Diabético, um pouco mais sobre elas: 

*A reportagem viajou a convite da Novo Nordisk. 

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.