Clique e assine com até 72% de desconto

A insulina mais veloz do mercado

Chega ao Brasil uma versão ultrarrápida do produto, que pode ser usada por quem tem diabetes na hora da refeição ou minutos depois

Por André Biernath Atualizado em 17 jul 2020, 11h23 - Publicado em 23 jul 2020, 09h00

Pessoas com o tipo 1 e algumas com o tipo 2 da doença costumam obedecer a um verdadeiro ritual antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. Elas precisam calcular a quantidade de carboidrato que pretendem ingerir e aplicar uma dose de insulina suficiente para dar conta da glicose fornecida pelos alimentos. A ideia é impedir que a taxa de açúcar no sangue suba ou caia demais depois. A injeção da dose estimada deve acontecer sempre com 15 a 30 minutos de antecedência à refeição, para dar tempo de o hormônio ser absorvido e cair na circulação.

Essa espera não é mais necessária com a Fiasp, uma insulina de ação ultrarrápida desenvolvida pela Novo Nordisk que acaba de chegar ao país. “O produto pode ser utilizado imediatamente antes ou até depois de comer, o que traz mais flexibilidade para o paciente”, explica Priscilla Mattar, diretora médica da farmacêutica. A medicação está liberada para indivíduos com diabetes com mais de 1 ano de idade e não apresentou efeitos colaterais dignos de nota nos estudos que antecederam sua aprovação.  

  • tabela insulina basal insulina prandial
    Ilustrações: Eduardo Pignata/SAÚDE é Vital
    mais uma opção de insulina no pedaço
    Ilustrações: Eduardo Pignata/SAÚDE é Vital
    Publicidade