A insulina mais veloz do mercado
Chega ao Brasil uma versão ultrarrápida do produto, que pode ser usada por quem tem diabetes na hora da refeição ou minutos depois
Pessoas com o tipo 1 e algumas com o tipo 2 da doença costumam obedecer a um verdadeiro ritual antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. Elas precisam calcular a quantidade de carboidrato que pretendem ingerir e aplicar uma dose de insulina suficiente para dar conta da glicose fornecida pelos alimentos. A ideia é impedir que a taxa de açúcar no sangue suba ou caia demais depois. A injeção da dose estimada deve acontecer sempre com 15 a 30 minutos de antecedência à refeição, para dar tempo de o hormônio ser absorvido e cair na circulação.
Essa espera não é mais necessária com a Fiasp, uma insulina de ação ultrarrápida desenvolvida pela Novo Nordisk que acaba de chegar ao país. “O produto pode ser utilizado imediatamente antes ou até depois de comer, o que traz mais flexibilidade para o paciente”, explica Priscilla Mattar, diretora médica da farmacêutica. A medicação está liberada para indivíduos com diabetes com mais de 1 ano de idade e não apresentou efeitos colaterais dignos de nota nos estudos que antecederam sua aprovação.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto branco OFERTA RELÂMPAGO e um raio amarelo, seguido de Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo aberto](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um raio amarelo. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, revistas Superinteressante e Veja e um cartão de crédito. No canto superior direito, um ícone de árvore](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)