Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conexão: sua caderneta de vacinação está realmente atualizada?

Quase metade dos leitores ouvidos na última enquete não está com a imunização em dia ou não sabe se precisa tomar doses e reforços

Por Redação
22 abr 2023, 18h19
carteira-vacinacao
Carteirinha de vacinação dos brasileiros está desatualizada, expondo a população ao risco de reintrodução de doenças no país (Foto: Alex Silva/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A reportagem de capa da edição de março de VEJA SAÚDE se debruçou sobre a nova campanha (e batalha) para vacinar os brasileiros.

O fato é que, no ano em que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) completa 50 anos, a cobertura vacinal entre crianças, adultos e idosos vem deixando a desejar.

A matéria mostra, portanto, os esforços do governo atual e dos especialistas para resgatar a imunização em massa contra uma legião de doenças, que engloba gripe, pólio, sarampo, Covid-19… E, infelizmente, a pesquisa com a nossa audiência revela que há muito trabalho pela frente, a começar pela conscientização da população.

Praticamente metade dos participantes não sabe se está com a caderneta de vacinação completa ou realmente deixou de tomar doses e reforços.

Se as coisas continuarem assim, o perigo é o descontrole na transmissão de diversos patógenos, inclusive aqueles que, há alguns anos, estavam controlados no Brasil.

carteira-vacinacao-grafico
Imagem sem texto alternativo (Foto: Alex Silva/SAÚDE é Vital)
Continua após a publicidade

Palavra do leitor

O movimento anticiência hoje mata mais do que as armas e os acidentes de carro.” Este é o tamanho da encrenca. Excelente texto da Chloé Pinheiro [A Batalha pela Vacinação, da última edição].
Leandro Tessler, físico, via Twitter

No retorno ao meu Amapá, uma passada na leitura. Parabenizo a reportagem produzida pela jornalista Chloé Pinheiro em parceria com o Pulitzer Center. Trabalho que qualifica o debate sobre a vacinação no Brasil.
Dorinaldo Malafaia, deputado federal, via Twitter

VEJA SAÚDE nos ajuda a entender como chegamos até aqui e o que teremos que fazer pela vacinação.
Cláudio Assis, pediatra, por e-mail

Texto essencial! Vacinas revolucionaram a saúde coletiva e é uma pena vermos o retrocesso em nosso PNI.
Leonardo DallAgnol, cientista, via Twitter

Continua após a publicidade

Espetacular a matéria da Chloé Pinheiro, da qual tive a oportunidade de participar junto a outros colegas maravilhosos. Fomos do orgulho à vergonha na vacinação. E agora, como nos recuperar?
Denise Garrett, epidemiologista, via Twitter

Respirar é preciso

A coluna do pneumologista Elie Fiss, professor da Faculdade de Medicina do ABC, traz um alerta sobre as doenças respiratórias mais comuns na temporada de outono e inverno. Em seus textos, o médico explica por que e como se proteger de vírus e bactérias que ameaçam da garganta aos pulmões.

Foco na criança

O que a ciência prescreve para prevenir, detectar ou tratar problemas de saúde típicos da infância? Conte com o pediatra Felipe Monti Lora, CEO do Sabará Hospital Infantil (SP), para trazer as respostas e os esclarecimentos a quem quer cuidar melhor dos seus filhos e netos.

Parceria pela nutrição

Nosso site traz textos exclusivos sobre o mundo da alimentação e da suplementação assinados pelo médico Dan Waitzberg e pela nutricionista Natália Lopes, ambos pesquisadores da USP e integrantes do portal Nutritotal, nosso parceiro especializado em conteúdos sobre nutrição.

Continua após a publicidade

Chegue bem

Envelhecer pode ser uma jornada fabulosa e, ao mesmo tempo, desafiadora. Essas duas facetas são discutidas no blog da geriatra Maísa Kairalla, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Suas reflexões abrangem desde mudanças de hábito até a luta contra o etarismo.

Buscador de remédios

Ferramenta mostra onde encontrar os medicamentos de que você precisa

O site de VEJA SAÚDE conta com um espaço para pesquisar, comparar e achar remédios e suplementos à venda nas farmácias brasileiras. O buscador, ativado em parceria com a Farmaindex, é rápido e fácil de usar: basta digitar a marca ou o princípio ativo do medicamento e você será direcionado a uma página com as melhores opções encontradas nas principais redes de drogaria do país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.