Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Cientistas descobrem como encurtar resfriado em crianças

Estudo britânico com solução mais potente que o soro fisiológico demonstrou uma redução no período sintomático da infecção comum

Por Maurício Brum
Atualizado em 26 set 2024, 10h36 - Publicado em 26 set 2024, 10h24
resfriado-criancas
Pesquisa testou a chamada solução salina hipertônica, aplicada via conta-gotas (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Uma pesquisa divulgada no início de setembro no Congresso da European Respiratory Society trouxe notícias para facilitar a vida de pais ao redor do mundo: o uso de solução salina no nariz das crianças poderia reduzir em até dois dias o período de sintomas e a transmissão do resfriado.

Segundo os pesquisadores, vinculados a universidades britânicas, a ideia é propor alternativas para facilitar o manejo de doenças respiratórias recorrentes em crianças pequenas. Em média, por lá, elas sofrem de 10 a 12 episódios de resfriados todos os anos.

Vale destacar que o estudo só considerou infecções respiratórias leves enquadradas como resfriado comum, com os resultados não podendo ser extrapolados para casos de gripe ou covid, por exemplo.

+Leia também: Como diferenciar gripe, resfriado ou Covid-19 em crianças?

Entenda melhor o que a pesquisa descobriu.

Como foi feito o estudo?

Pais de 301 crianças resfriadas com até seis anos foram divididos em dois grupos de tamanhos equivalentes: metade utilizou o tratamento comum para os sintomas da doença e a outra metade fez uso da chamada solução salina hipertônica, aplicando três gotas em cada narina, pelo menos quatro vezes por dia. Nos dois casos, o tratamento seguiu até a melhora dos sintomas.

Continua após a publicidade

A solução utilizada no estudo é mais forte do que o soro fisiológico comumente empregado para tratar sintomas respiratórios. Enquanto o soro comum tem uma concentração de 0,9% de sal (cloreto de sódio), na solução hipertônica testada pelos britânicos essa proporção chegava a 2,6% — o equivalente a 2,6 gramas de sal a cada 100 ml de água.

Neste link (em inglês), o grupo responsável pela pesquisa ensina como preparar a solução.

Outro ponto importante a observar é que o estudo foi realizado com a aplicação com um conta-gotas, inspirado em uma técnica usada de forma corriqueira no sul asiático. A pesquisa não testou cenários com spray nasal.

Continua após a publicidade

Quais as conclusões?

De forma geral, ao comparar o grupo que usou a água com sal com aquele que seguiu o tratamento-padrão, o estudo apontou uma redução no tempo em que os sintomas se manifestaram e também na transmissão do resfriado para outras pessoas da mesma família.

Quanto à duração dos sintomas, o grupo de controle teve uma média de 8 dias sintomáticos, contra 6 daqueles que usaram a solução salina. Entre aquelas que seguiram apenas o tratamento típico, em 61% delas outro membro da família acabou desenvolvendo um resfriado – contra 46% nas famílias que usaram a solução.

Em uma enquete feita com os participantes, 81% dos pais que estavam no grupo que aplicou o conta-gotas disseram que fariam de novo na próxima vez que seus filhos ficassem doentes.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.