Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Campanha nacional de multivacinação começa hoje

Ministério da Saúde oferece 18 tipos de vacinas a crianças e adolescentes de até 15 anos

Por Da Redação 1 out 2021, 12h03

O Ministério da Saúde anunciou o início da Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibilizará 18 tipos de vacinas em 45 mil postos de vacinação localizados em todas as 27 unidades federativas e seus respectivos municípios. Os imunizantes protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

A ação tem início hoje e vai até o dia 29 de outubro. As autoridades destacam que pais e responsáveis têm papel fundamental para o sucesso da iniciativa com o público-alvo, que é de menores de 15 anos.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Arnaldo Medeiros, a campanha deste ano é mais relevante porque o governo vem identificando, desde 2015, uma tendência de queda nos índices de vacinação.

Segundo ele, essa baixa procura tem, entre suas causas, o desconhecimento sobre a importância das vacinas, as notícias falsas (ou fake news), a atuação dos grupos antivacinas e o medo de eventos adversos.

+ LEIA TAMBÉM: Os números não mentem: entenda a matemática das vacinas

Além disso, Medeiros lembra que, muitas vezes, os horários de funcionamento das unidades de saúde são incompatíveis com as novas rotinas da população.

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire, também se mostrou preocupado com a situação atual. “A campanha publicitária é importante e urgente, porque temos de combater de forma dura as fake news e o movimento antivacina, que vêm estimulando a população a ficar desprotegida”.

*Com informações da Agência Brasil.

Continua após a publicidade

Publicidade