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Apps de saúde tornam a jornada de cuidado mais fluida, ágil e intuitiva

Nav, assistente de saúde digital da Dasa, envia lembretes sobre exames e consultas, enquanto médicos recebem alertas para casos potencialmente mais graves

Por Abril Branded Content
Atualizado em 24 Maio 2023, 16h29 - Publicado em 17 Maio 2023, 10h00

Para cada dez enfermeiros do Brasil, oito já usam meios digitais para registrar informações a respeito de pacientes. Em 2019, eram cinco. Atualmente, 85% dos médicos já utilizam receituário digital – e 23% realizam monitoramento remoto, contra apenas 9% há quatro anos. Os dados da pesquisa TIC Saúde 2022,¹ conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), confirmam: nos últimos anos, a tecnologia avançou rapidamente e já entrega ferramentas capazes de transformar – para melhor – o cuidado com as pessoas.

“A saúde digital está transformando o setor de saúde, e os principais benefícios podem ser vistos em três frentes: ampliação do acesso (materializada pelo uso de tecnologias digitais, como a telemedicina), melhor experiência e engajamento dos usuários (com jornadas mais intuitivas e interativas) e mais qualidade e desfecho clínico (por meio de informações extraídas de dados integrados)”, explica o dr. Leonardo Vedolin, diretor-geral médico e de cuidados integrados da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil. 

Leonardo Vedolin
Leonardo Vedolin, Diretor Geral Médico e de Cuidados Integrados da Dasa (Dasa/Divulgação)

Na Dasa, essa proposta se traduz na plataforma Nav,² assistente digital que materializa a integração do cuidado oferecido pela empresa, da prevenção ao tratamento. Hoje, a plataforma tem 7,2 milhões de usuários únicos, está conectada a 41,1 mil médicos e, no último trimestre de 2022, bateu recorde de downloads, com 233 mil novos usuários. 

“A pandemia permitiu demonstrar a questão do acesso com muita clareza: no comparativo entre 2021 e 2022, o atendimento virtual realizado pelo Nav apresentou forte aumento para os casos de Covid-19 (324%) e saúde mental (97%)”, informa o dr. Leonardo Vedolin.

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Sinal de que a proposta foi bem aceita. Afinal, a partir do Nav, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)³, é possível que as pessoas acessem o histórico de saúde completo na palma da mão. Como funciona na prática? Um paciente pode solicitar uma teleconsulta e, ao final do atendimento, ser imediatamente conectado ao sistema de agendamento de exames ou de atendimentos presenciais, por exemplo. Ou, então, ter à disposição a recorrência de exames realizados, o que possibilita a realização de um comparativo pelo especialista, caso necessário. 

Caso o acompanhamento de rotina esteja atrasado, a plataforma envia um lembrete – em outubro de 2021, por exemplo, uma campanha de busca ativa de mulheres que não fizeram exames de prevenção de câncer de mama durante a pandemia resultou em 310 mil pessoas beneficiadas.

Nav Pro: insights clínicos para médicos

Ao facilitar a navegação do paciente entre diferentes dados e serviços de saúde, a plataforma também aproxima as pessoas dos médicos, que acessam o Nav Pro, interface que oferece, inclusive, insights clínicos. 

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“A tecnologia é parte do core da Dasa e é utilizada para antecipar tratamentos, simplificar a jornada do paciente e aproximá-lo do médico. Essa experiência humanizada, facilitada pela tecnologia, se apoia no acompanhamento do dia a dia das operações e na troca de informações com os times que atuam na linha de frente do atendimento, e sempre com um cuidado enorme com a inclusão. Além de adotarem as melhores práticas de acessibilidade, as equipes da Dasa contam com profissionais com deficiência que contribuem para desenhar produtos e serviços de maneira humanizada e acessível a todos”, afirma Danilo Zimmermann, diretor-geral de tecnologia e transformação digital na Dasa.

Danilo Zimmermann
Danilo Zimmermann, Diretor Geral de Tecnologia e Transformação Digital da Dasa (Dasa/Divulgação)

Segundo ele, o Nav utiliza os algoritmos da navegação assistencial digital tanto para identificar gaps de cuidado e de rastreio quanto para monitorar precocemente possíveis problemas observados em exames. Isso possibilita que médicos sejam avisados rapidamente sobre os achados para que possam encurtar o caminho entre o diagnóstico e o tratamento.

“Com essa comunicação rápida, o ciclo total do tratamento e uma eventual navegação do paciente entre diagnósticos e hospitais ocorrem de forma muito mais ágil e simplificada, favorecendo um tratamento rápido e o melhor desfecho”, finaliza o executivo.

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Referências

  1. Pesquisa TIC Saúde 2022, disponível em https://cetic.br/pt/pesquisa/saude/indicadores/.
  2. Mais informações em https://nav.dasa.com.br/.
  3. Saiba mais em https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acesso-a-informacao/lgpd.
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