Com tantos relatos nas redes sociais sobre cansaço, esgotamento físico e baixa produtividade, alguns problemas mentais como o burnout vêm à mente como primeira solução para essas sensações. Mas é sempre importante procurar as causas desses sintomas, porque, às vezes, a explicação pode ser física, por exemplo, uma anemia.
O nome é usado para se referir de forma generalizada a alguma deficiência nos níveis de glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo organismo, mas existem vários tipos de anemia: aplástica, hemolítica, falciforme, por deficiência de ferro, por deficiência de vitamina B12, entre outras.
De qualquer forma, quando essas condições não são tratadas, podem levar a um comprometimento do sistema imune, redução das funções cognitivas, além de outros problemas vasculares e neurológicos.
+Leia também: Anemia: o que é, sintomas, causas e como combater
Conheça alguns sintomas que demandam atenção e uma investigação mais ampla:
1. Cansaço generalizado
Fadiga e dificuldade de concentração para aprendizagem ou trabalho fazem parte do cansaço provocado pela anemia. Este é tido como o sintoma mais frequente da anemia e ocorre porque as células responsáveis pela oxigenação do organismo não estão conseguindo transportá-lo por todo o corpo.
As razões para isso devem ser investigadas a fim de determinar o tipo de anemia do paciente.
2. Palidez da pele e mucosas
Aperda da coloração da pele ou das mucosas do corpo acontece quando o volume do fluxo sanguíneo está reduzido, geralmente, por baixa oxigenação no sangue. Quando a doença está mais avançada, as papilas da língua ficam atrofiadas e surgem fissuras nos lábios.
3. Fragilidade nas unhas e queda de cabelos
Unhas e cabelos quebradiços também podem ser um indício de que o sangue não está circulando como deveria, pois os nutrientes não chegam bem às extremidades do corpo.
4. Dor de cabeça, tontura e fraqueza
Esses sintomas aparecem quando o esforço para realizar algumas atividades é maior do que a capacidade de oxigênio disponível para produzir energia no corpo.
+Leia também: Tontura: ela é sintoma de quê?
5. Dor no peito e falta de ar
Esses sintomas indicam que não há fornecimento de sangue e oxigênio suficientes para o coração, aumentando o esforço dos músculos para garantir o funcionamento normal do organismo.
São sintomas que requerem atenção redobrada, pois estão associados a outras doenças do sistema cardiovascular. Ou seja, mesmo que não haja uma anemia, esses incômodos podem ocorrer devido a outros problemas de saúde que merecem uma investigação mais detida.
6. Formigamentos, depressão e demência
Um dos tipos de anemia é caracterizado pela deficiência de vitamina B12. Chamada de cobalamina, essa vitamina está envolvida em diversas reações bioquímicas responsáveis pela manutenção das proteínas e membranas que garantem a comunicação entre os neurônios e o funcionamento do sistema nervoso.
A carência no organismo causa sintomas como o formigamento das mãos, braços e pernas, e pode evoluir para problemas neurológicos como confusão, depressão e demência.
O que fazer em caso de suspeita de anemia?
Procure sempre orientação médica caso você esteja sofrendo com os sintomas descritos acima. Ele deverá solicitar exames como um hemograma e outros testes de sangue que ajudam a avaliar aspectos como os níveis de ferritina ou de vitamina B12 em circulação no organismo.
O senso comum costuma associar a anemia a uma deficiência em ferro, com recomendação para adequações na dieta de modo a melhorar a ingestão desse nutriente. No entanto, como explicado acima, há diferentes tipos de anemia, cada um com causas e tratamentos específicos.
Só uma avaliação médica individualizada pode indicar a melhor maneira de abordar o problema.