5 sintomas de AVC para ficar atento
Chances de sobreviver e reduzir sequelas de um acidente vascular cerebral aumentam quanto mais rápido for o atendimento médico. Aprenda a identificar os sinais
Qualquer episódio de acidente vascular cerebral (AVC) deve ser encarado como uma emergência médica que exige atendimento imediato. Não importa se ele é hemorrágico (quando um vaso sanguíneo se rompe) ou isquêmico (quando há uma obstrução no caminho), os sintomas em geral são semelhantes – e os riscos continuam elevados.
Mas… como identificar que essa situação urgente está acontecendo? Conheça alguns dos principais sintomas para ficar atento.
+Leia também: AVC: reconhecer sinais e agir com rapidez são as chaves para salvar vidas
1. Fraqueza ou formigamento em parte do corpo
Um dos sintomas mais clássicos do AVC é a perda dos movimentos ou sensibilidade, que pode ser sentida no rosto, nos braços ou em outras regiões. A manifestação unilateral, com a dificuldade aparecendo em apenas um dos lados do corpo, é recorrente.
2. Dificuldade de fala
O AVC também costuma ocasionar uma dificuldade para a pessoa se comunicar, tanto pelo impedimento físico causado por uma eventual paralisia quanto pelos impactos cognitivos. A fala pode ser totalmente inviabilizada ou ainda estar presente, manifestando-se de forma arrastada.
3. Problemas de visão
Passar a enxergar os objetos sem definição, turvos, ou ser totalmente impedido de ver também são sinais que aparecem durante uma emergência. Esse sintoma pode ser difícil de comunicar caso a pessoa já esteja apresentando outras manifestações do AVC, mas também surge antes dos outros sinais.
4. Perda da coordenação motora e cognição
Os impactos do acidente vascular cerebral também podem envolver uma sensação de tontura e perda de equilíbrio. Alterações na marcha (jeito de caminhar) muitas vezes aparecem antes dos outros sintomas. Mesmo quando não há impactos imediatos na coordenação, pode haver confusão mental.
5. Dor de cabeça intensa e súbita
Um sinal menosprezado do AVC, quando ocorre isoladamente, é a dor de cabeça. Fique atento caso ela surja de forma súbita e sem explicação aparente, em especial quando o desconforto for intenso. Caso ainda não tenha procurado ajuda médica, acione um serviço de emergência imediatamente se outros sintomas aparecerem na sequência.
O que fazer em caso de sintomas
Caso você veja uma pessoa com algum desses sintomas (ou sinta-os), é necessário buscar auxílio médico urgente. Acione o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) pelo número 192 ou os Bombeiros pelo 193 para garantir o atendimento, ou leve a pessoa até o hospital mais próximo se tiver um veículo à disposição.
Como em outras emergências médicas, em um AVC o tempo é fundamental: as chances de sobrevivência e de minimizar as sequelas aumentam exponencialmente com um atendimento mais ágil.