Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

11 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

A taxa de doadores despenca no período mais frio do ano. Veja os requisitos para fazer a sua parte e não deixar os bancos de sangue em situação crítica

Por André Biernath - Atualizado em 12 dez 2019, 18h06 - Publicado em 11 jun 2015, 16h51

O Dia Mundial do Doador de sangue serve para estimular as pessoas a procurarem mais os hemocentros e hospitais de suas cidades para realizar essa boa ação. Nos meses mais frios do ano, o estoque de líquido vermelho cai bastante.

Isso acontece, em parte, porque no outono e no inverno aumentam os casos de viroses e outras infecções, doenças que impedem a retirada de sangue por um tempinho. Você quer doar sangue, mas não sabe direito o que fazer ou aonde ir? Seus problemas acabaram! Abaixo você confere as respostas para as principais dúvidas sobre o assunto:

Quem pode doar?

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 69 anos que pese mais de 50 quilos. Jovens de 16 ou 17 anos também estão aptos, desde que tenham o consentimento dos pais ou dos responsáveis.

Quanto tempo demora?

A coleta do sangue é bem rápida: leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local.

Continua após a publicidade

O procedimento oferece algum perigo?

Não. A doação é totalmente segura e não apresenta nenhum risco. Os materiais utilizados, como a agulha e os cateteres, são descartáveis.

Quanto sangue é retirado?

São 450 mililitros. Esse volume pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Mas meu corpo não vai sentir falta desse sangue?

Não. Nós possuímos cerca de 5 litros do líquido vermelho circulando pelos vasos. A retirada não prejudica em nada: o organismo repõe e alcança os níveis normais em até 72 horas.

Onde eu posso doar?

Nos principais hospitais e hemocentros próximos da sua casa. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde ou das secretarias de saúde estaduais e municipais.

Continua após a publicidade

Existem algumas doenças que impedem a doação de sangue?

Sim. Doenças infecciosas, como a gripe, e inflamatórias, como aquelas que atacam o intestino, exigem que a doação seja postergada para outra data. Em caso de dúvida, converse com o profissional de saúde do hemocentro para saber se tudo está ok.

E o que eu preciso levar no dia da doação?

Apenas um documento original com foto.

Eu fiz uma cirurgia recentemente. Posso doar sangue?

Você deve esperar 72 horas para doar sangue após uma extração dentária. Operações simples, como apendicite e retirada de varizes, pedem 3 meses. Procedimentos mais complexos, como a remoção da tireoide ou de um rim, meio ano. Caso você tenha passado por uma transfusão de sangue ou fez uma tatuagem, é importante aguardar por um ano.

E quanto tempo eu tenho que esperar entre uma doação e outra?

Os homens podem visitar o banco de sangue a cada 60 dias. Já as mulheres devem aguardar três meses.

Continua após a publicidade

E depois de doar sangue? Devo seguir alguma recomendação médica?

Sim. Evite esforços físicos, beba bastante água, não fume por duas horas e evite ingerir álcool pelo resto do dia. Também é importante não praticar esportes radicais, como paraquedismo ou mergulho, ou dirigir veículos de grande porte.

Publicidade