Trocar carro por bike ajuda a perder peso
Estudo aponta que motoristas são, em média, quatro quilos mais pesados do que os ciclistas
Você ainda não se convenceu a dar uma chance à bike? Pois saiba que optar por esse meio de transporte facilita o emagrecimento. É o que sugere um novo estudo liderado pela Imperial College London, na Inglaterra.
Os pesquisadores envolvidos no trabalho analisaram 11 mil adultos, de sete cidades europeias. Os participantes responderam um questionário sobre o modo de transporte preferido e tempo gasto para se locomover. Além disso, passaram informações como peso e altura.
Os resultados apontaram que a turma de ciclistas tinha, em média, quatro quilos a menos em comparação com as pessoas que priorizavam o uso do carro. Apesar de os achados serem iniciais, o time de experts reforçou que dar preferência a meios de transporte mais ativos (como bicicleta e até mesmo caminhadas) pode ter um impacto significativo na saúde das pessoas.
Leia também: Vá de bike!
Pedale com segurança
O manual para pedalar por ruas e avenidas numa boa
Celular na bolsa
Guarde o telefone enquanto está sentado no selim. Se quiser atender uma ligação, encoste.
Sinalização noturna
É obrigatória pelo Código de Trânsito Brasileiro. O ideal é a bike ter refletores na traseira, nos pedais, nas rodas e na frente. Roupas refletivas são bem-vindas.
Capacete
O risco de concussão cai 54% com esse item.
Regras de trânsito
Respeite a sinalização, evite andar na contramão e maneire na velocidade, em especial nas descidas.
Retrovisor e campainha
É bom ter o espelhinho pelo menos do lado esquerdo do guidão. A campainha é necessária para que outros veículos fiquem atentos à sua passagem.
Trajetos e condutas
Dê preferência a caminhos com ciclofaixas ou ciclovias. Na rua, não fique na canaleta e sempre sinalize mudanças de direção.