Todo mundo sabe que ficar muito tempo sentado é ruim para o organismo, mas será que basta se levantar para pegar um copo de água de vez em quando?
Alguns pesquisadores propõem algo a mais: que tal adotar os “snacks de exercícios”? São sessões de até um minuto de atividades vigorosas realizadas ao longo do dia.
Em experimentos controlados, já foram testadas situações como subir e descer escadas, pedalar ou fazer exercícios isométricos — e todas tiveram saldo positivo.
Mas como aplicar essa ideia à vida real? Imagine um médico ou um motorista de ônibus, por exemplo. Pensando nisso, o professor de educação física Bruno Gualano, da Universidade de São Paulo (USP), conduziu um estudo para criar protocolos de quebra do comportamento sedentário dentro de diferentes realidades.
Os resultados empolgam, mas o desafio do engajamento é enorme. “Após seis meses, poucos voluntários cumpriram o combinado. Mudar o comportamento sedentário é mais difícil que inserir exercício na rotina”, avalia o especialista.
+Leia Também: Prática de exercícios físicos aumenta no Brasil
As vantagens dos snacks
Os benefícios de intercalar na rotina sessões curtas de exercícios
Peito a mil
Melhoras no condicionamento cardíaco e respiratório foram observadas em pessoas que quebram o ciclo sedentário.
Glicemia na medida
Ficar muito parado piora a sensibilidade à insulina e a tolerância à glicose. Minitreinos podem brecar essa tendência negativa.
Ganhos aos vasos
O movimento resulta em melhor circulação — e isso vale tanto para exercícios curtos quanto para aqueles prolongados.
+Leia Também: E a atividade física, está em dia? Veja 5 motivos para começar
O papel do ambiente no sedentarismo
Nem sempre o lugar onde se trabalha colabora para o movimento físico — pense na comodidade do elevador. A maioria dos ambientes instiga sim, pouco movimento, por isso muitos especialistas chamam de ambiente obesogênico.
Mas, não dá para jogar a responsabilidade apenas no ambiente do emprego. Exercitar-se — em sessões curtas ou longas — exige planejamento e disciplina. É um compromisso para botar na agenda.
Por isso, ditar e respeitar horários para os snacks de exercícios ou as idas à academia é o que funciona.