Enquete do mês: você se considera uma pessoa sedentária?
Participe e veja o que pensam os outros leitores!
A reportagem de capa Horas Sentado, Anos Perdidos, mostra em detalhes os riscos do comportamento sedentário. Entre eles o ganho de peso, mas não só.
Hoje a ciência mostra que passar o dia na cadeira ou no sofá eleva o risco de morrer antes da hora, ter diabetes, problemas circulatórios, doenças cardíacas, perda de massa múscular e óssea, entre outros pepinos.
E não adianta fazer apenas algumas sessões de exercício na semana. Elas ajudam, claro, mas não mitigam todos os danos das longas horas na mesma posição. Para garantir mais saúde, é preciso adotar um comportamento mais ativo, que inclua pausas com movimento durante a rotina de trabalho e até os chamados snacks de exercício.
Cada minuto em atividade conta, mas os brasileiros deixam a desejar neste sentido. Segundo a pesquisa Vigitel, de 2023, cerca de 60% da população é inativa ou não faz a quantidade mínima de exercícios necessária. E você, se encaixa nessa estatística?
Participe da nossa enquete, disponível abaixo, e nos ajude a entender como anda o comportamento dos leitores de VEJA SAÚDE.
Os resultados serão anunciados na edição de dezembro de VEJA SAÚDE. Acompanhe!