Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Cadeira abdutora: saiba como fazer o aparelho amigo dos glúteos

Não vá se confundir: equipamento é o mesmo, mas a abdutora e a adutora têm focos diferentes e forçam os músculos em sentidos opostos

Por Maurício Brum
10 nov 2024, 07h00
cadeira-abdutora-exercicio
Máquina força a parte externa da coxa (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Se você está em uma academia diante de uma cadeira de adução ou abdução, o mais provável é que acabe fazendo os dois exercícios. Afinal, o aparelho utilizado costuma ser o mesmo, e o movimento é bem parecido, com mudanças no lado da perna que está sendo forçado pelos pesos.

No caso da cadeira abdutora, seu foco é no lado exterior, no movimento de abrir as pernas, o que vai ativar principalmente os glúteos e a parte média das coxas. Entenda melhor como funciona esse exercício e a as diferenças para o treino quase homônimo com que compartilha a “cadeira”.

Como fazer a cadeira abdutora corretamente

cadeira-abdutora
Na cadeira abdutora, se faz força para abrir as pernas (Freepik/Reprodução)

Parece evidente, mas vale reforçar: como estamos falando de uma cadeira, esse exercício deve ser feito com a pessoa sentada. A cadeira adutora foca no lado externo da coxa. Para fazer isso, você deve se sentar com as pernas “dentro” dos pesos, e realizar movimentos de abertura, forçando-os para fora.

O objetivo é que os pesos fiquem o mais distantes possível um do outro, na maior extensão que você conseguir abrir as pernas.

Continua após a publicidade

O ideal é contar com orientação de um instrutor para evitar lesões e garantir que você está realizando os movimentos corretamente. Além de se posicionar da maneira adequada, lembre-se de manter a estabilidade com as mãos nas laterais, e realizar um número de séries e repetições condizente com seu nível de treino.

Qual a diferença para a cadeira adutora?

O aparelho utilizado é a mesma cadeira, e a variação está na forma como a pessoa a utiliza. A letrinha de diferença entre a abdutora e a adutora diz respeito aos músculos ativados, o que repercute no movimento.

+Leia também: Cadeira adutora: o aparelho que ativa a parte interna da coxa

A cadeira adutora tem foco no interior da coxa, então a pessoa realizará movimentos “fechando” as pernas e forçando os pesos um contra o outro. Já a abdutora, como visto acima, tem o princípio oposto: é o exterior da coxa que é alvo do treino, e os movimentos são no sentido de “abrir” as pernas contra a direção do peso.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.