saudeLOGO Created with Sketch.

6 medidas para prevenir a obesidade no trabalho

Aprenda a fugir das armadilhas que propiciam o ganho de peso no horário do expediente

Longas jornadas no escritório são cada vez mais comuns na vida de todos. E já se sabe que esse estilo de vida representa perigo para a saúde em diversos aspectos. O sedentarismo é um dos grandes responsáveis, por exemplo, pelo aumento de casos de obesidade no mundo. “E se as pessoas passam tantas horas no ambiente de trabalho, é razoável que pensemos em como prevenir comportamentos nocivos nesse local”, observou a nutróloga Sai Krupa Das, Universidade Tufts, nos Estados Unidos, durante sua palestra no Congresso Brasileiro de Nutrologia, que ocorreu em São Paulo, no início de outubro de 2016.

Leia mais: 3 mitos sobre a obesidade

A especialista chegou até a realizar uma pesquisa para checar se a adoção de medidas para controlar o peso é mais eficiente quando se considera o espaço de trabalho. A conclusão do estudo: sim, o horário de expediente merece destaque quando o assunto é prevenir ou contra-atacar a obesidade. Veja algumas táticas para adotar em sua rotina:

1. Deixe as guloseimas longe das vistas (e da barriga)
É difícil resistir à tentação quando ela está na sua cara. O jeito é botar balas e chocolates na gaveta — ou até parar de comprá-las.

2. Opte por lanches que exigem trabalho
A dificuldade na hora de abrir o petisco nos faz comer menos. Quanto maior a barreira entre você e o alimento, menor é o risco de se empanturrar. Nos lanches da tarde, invista, por exemplo, em pistaches e nozes, aperitivos que exigem esforço para remover a casca.

3. Não petisque em frente ao computador
Assim como a TV, o computador tira o foco da alimentação. A distração decorrente desses aparelhos muitas vezes nos leva a comer bem mais do que o necessário.

4. Não dê espaço para a inércia
Quem fica mais de quatro horas por dia sentado tem um risco maior de morrer por qualquer causa — sem contar que isso propicia (e muito) o aumento de gordura no organismo, levando à obesidade. Por um escritório mais ativo, aproveite as pausas do cafezinho para levantar e caminhar.

5. Se movimente durante reuniões 
Várias dessas conversas podem ser feitas em pé. Quando não der, tente ao menos se erguer vez ou outra durante o papo. Em vez de ligar para o ramal do companheiro, por exemplo, vá até sua mesa discutir projetos da empresa.

6. Escove os dentes assim que voltar do almoço
Ao começar o segundo tempo do expediente, nunca se esqueça de higienizar dentes, língua e gengivas. Além da proteção contra cáries, a atitude segura, mesmo que momentaneamente, aquela vontade de comer um docinho. A pasta de dentes ainda modifica o paladar, tornando o sabor de determinados itens bem ruim — o clássico gosto amargo do suco de laranja no café da manhã. E isso também desencoraja os deslizes alimentares após o almoço.

Leia mais: Obesidade muito além do peso

Três passos rumo à mudança
Como transformar um hábito que prejudica o emagrecimento em uma atitude positiva

1. Reconhecimento
Identifique suas dificuldades para perder peso. Você petisca muito ou exagera nas porções?

2. Modificação no dia a dia
Crie saídas para esses comportamentos, como comprar pacotes menores ou usar pratos pequenos.

3. Automatização
Repita as estratégias que estão dando certo até elas virarem parte da rotina.