saudeLOGO Created with Sketch.

6 medidas para prevenir a obesidade no trabalho

Aprenda a fugir das armadilhas que propiciam o ganho de peso no horário do expediente

Longas jornadas no escritório são cada vez mais comuns na vida de todos. E já se sabe que esse estilo de vida representa perigo para a saúde em diversos aspectos. O sedentarismo é um dos grandes responsáveis, por exemplo, pelo aumento de casos de obesidade no mundo. “E se as pessoas passam tantas horas no ambiente de trabalho, é razoável que pensemos em como prevenir comportamentos nocivos nesse local”, observou a nutróloga Sai Krupa Das, Universidade Tufts, nos Estados Unidos, durante sua palestra no Congresso Brasileiro de Nutrologia, que ocorreu em São Paulo, no início de outubro de 2016.

Leia mais: 3 mitos sobre a obesidade

A especialista chegou até a realizar uma pesquisa para checar se a adoção de medidas para controlar o peso é mais eficiente quando se considera o espaço de trabalho. A conclusão do estudo: sim, o horário de expediente merece destaque quando o assunto é prevenir ou contra-atacar a obesidade. Veja algumas táticas para adotar em sua rotina:

1. Deixe as guloseimas longe das vistas (e da barriga)
É difícil resistir à tentação quando ela está na sua cara. O jeito é botar balas e chocolates na gaveta — ou até parar de comprá-las.

2. Opte por lanches que exigem trabalho
A dificuldade na hora de abrir o petisco nos faz comer menos. Quanto maior a barreira entre você e o alimento, menor é o risco de se empanturrar. Nos lanches da tarde, invista, por exemplo, em pistaches e nozes, aperitivos que exigem esforço para remover a casca.

3. Não petisque em frente ao computador
Assim como a TV, o computador tira o foco da alimentação. A distração decorrente desses aparelhos muitas vezes nos leva a comer bem mais do que o necessário.

4. Não dê espaço para a inércia
Quem fica mais de quatro horas por dia sentado tem um risco maior de morrer por qualquer causa — sem contar que isso propicia (e muito) o aumento de gordura no organismo, levando à obesidade. Por um escritório mais ativo, aproveite as pausas do cafezinho para levantar e caminhar.

5. Se movimente durante reuniões 
Várias dessas conversas podem ser feitas em pé. Quando não der, tente ao menos se erguer vez ou outra durante o papo. Em vez de ligar para o ramal do companheiro, por exemplo, vá até sua mesa discutir projetos da empresa.

6. Escove os dentes assim que voltar do almoço
Ao começar o segundo tempo do expediente, nunca se esqueça de higienizar dentes, língua e gengivas. Além da proteção contra cáries, a atitude segura, mesmo que momentaneamente, aquela vontade de comer um docinho. A pasta de dentes ainda modifica o paladar, tornando o sabor de determinados itens bem ruim — o clássico gosto amargo do suco de laranja no café da manhã. E isso também desencoraja os deslizes alimentares após o almoço.

Leia mais: Obesidade muito além do peso

Três passos rumo à mudança
Como transformar um hábito que prejudica o emagrecimento em uma atitude positiva

1. Reconhecimento
Identifique suas dificuldades para perder peso. Você petisca muito ou exagera nas porções?

2. Modificação no dia a dia
Crie saídas para esses comportamentos, como comprar pacotes menores ou usar pratos pequenos.

3. Automatização
Repita as estratégias que estão dando certo até elas virarem parte da rotina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s