saudeLOGO Created with Sketch.

Um jogo de celular para desmitificar o câncer

Game para crianças e cuidadores mistura diversão com informações leves para tirar a aura negativa que envolve essa doença — e que piora o bem-estar

“O ambiente oncológico é um mundo cheio de descobertas e novas experiências. […] Ajude o enfermeiro, acabe com sangramentos, siga o fisioterapeuta, faça biópsias e tenha muita saúde”. Estão aí, nas palavras dos próprios desenvolvedores, algumas das missões do jogo para celular brasileiro AlphaBeatCancer, que acaba de ser lançado. Voltado para crianças com mais de 4 anos — em especial as diagnosticados com um tumor — e para os cuidadores, ele é simples e extremamente intuitivo. Ao longo dos minigames, os usuários aprendem sobre a biologia do câncer, os tratamentos disponíveis, as formas de diagnosticá-lo e por aí vai.

Leita também: Conheça Rainy Day, um jogo sobre ansiedade e depressão

A ideia é trazer informação leve e de qualidade para pessoas que, muitas vezes, ficam aterrorizadas com a presença dessa enfermidade. É claro que ouvir da boca do médico que você ou uma criança da sua família tem câncer não é nada agradável. Por outro lado, entender esse processo e atravessá-lo com certa leveza (sem leviandade) ajuda a aprimorar o bem-estar de todos.

O AlphaBeatCancer foi idealizado no final de 2014 e é fruto de uma parceria entre o estúdio de games Mukutu, o Instituto Beaba e a MKT Virtual. Ele está disponível para iOs e Android.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s