Um jogo de celular para desmitificar o câncer
Game para crianças e cuidadores mistura diversão com informações leves para tirar a aura negativa que envolve essa doença — e que piora o bem-estar
“O ambiente oncológico é um mundo cheio de descobertas e novas experiências. […] Ajude o enfermeiro, acabe com sangramentos, siga o fisioterapeuta, faça biópsias e tenha muita saúde”. Estão aí, nas palavras dos próprios desenvolvedores, algumas das missões do jogo para celular brasileiro AlphaBeatCancer, que acaba de ser lançado. Voltado para crianças com mais de 4 anos — em especial as diagnosticados com um tumor — e para os cuidadores, ele é simples e extremamente intuitivo. Ao longo dos minigames, os usuários aprendem sobre a biologia do câncer, os tratamentos disponíveis, as formas de diagnosticá-lo e por aí vai.
Leita também: Conheça Rainy Day, um jogo sobre ansiedade e depressão
A ideia é trazer informação leve e de qualidade para pessoas que, muitas vezes, ficam aterrorizadas com a presença dessa enfermidade. É claro que ouvir da boca do médico que você ou uma criança da sua família tem câncer não é nada agradável. Por outro lado, entender esse processo e atravessá-lo com certa leveza (sem leviandade) ajuda a aprimorar o bem-estar de todos.
O AlphaBeatCancer foi idealizado no final de 2014 e é fruto de uma parceria entre o estúdio de games Mukutu, o Instituto Beaba e a MKT Virtual. Ele está disponível para iOs e Android.
Tirzepatida: como saber se é falsa e como não cair em ciladas
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação
Retatrutida: nova injeção reduz 28% do peso corporal em estudo
Dermatofitose: infecção causa coceira e vermelhidão na pele
Lichia faz mal? Entenda a polêmica, os riscos reais e o que diz a ciência







