Um aparelho que detecta, em segundos, problemas de visão nas crianças
Um novo equipamento não precisa de mais do que cinco segundos para identificar alterações nos olhos de pequenos a partir dos 6 meses de idade
Criança que não enxerga bem pode encarar dificuldades nos estudos e até um maior risco de deficiência visual lá na frente. Embora seja crucial identificar encrencas o mais cedo possível, não é fácil conseguir a cooperação dos bebês e mesmo dos pequenos um pouco mais velhos no teste tradicional, a escala de sinais de Snellen, que exige o reconhecimento de letras e símbolos. Mas agora um equipamento criado pela Welch Allyn promete trazer uma inovação no diagnóstico.
Posicionado a 1,5 metro dos olhos, o Spot Vision Screener identifica falhas como miopia, hipermetropia e astigmatismo em cinco segundos. “Ele inclusive já faz a medição de grau”, conta Bernardo Medrado, CEO da Hill-Rom Brasil, empresa que trouxe o aparelho ao país.
Além de imprimir o resultado na hora, o novo dispositivo permite o envio do laudo via conexão wi-fi. “Mas o mais importante é a sua triagem eficiente, que indica quando a criança deve ser submetida a um checkup oftalmológico detalhado“, explica o executivo.
Perigo dos aparelhos eletrônicos para a visão
Ao ficar muito tempo no tablet e no celular, a criança não pisca o suficiente e os olhos ressecam. Já a falta de luz natural atrapalha um mecanismo bioquímico que controla o crescimento correto do olho, o que estimula a miopia. O recomendado é a exposição ao ar livre pelo menos duas horas por dia.
Sinais de que seu filho está com dificuldade para enxergar
Lacrimejamento: vermelhidão, coceira e olhos lacrimejando demonstram um esforço ocular excessivo.
Olhos apertados: para conseguir focar, a criança precisa fechar um pouquinho a pálpebra ou franzir a testa.
Perto demais: perceba se seu filho se aproxima muito de livros, TV e outros objetos para poder enxergar.
Estrabismo: a assimetria sugere um problema do sistema visual que deve ser avaliado quanto antes.