O legado montessoriano para a mente e a educação das crianças
Obra com textos da fundadora desse movimento pedagógico é lançada no Brasil e apresenta ideias que atravessam os tempos

Se o termo “montessoriano” for evocado numa roda de pais e cuidadores, é bem provável que remeta, em primeiro lugar, a brinquedos ou à decoração de quartos infantis. Mas ele é muito, mas muito maior do que isso.
Refere-se, na verdade, aos ensinamentos e legados de uma médica e educadora italiana que, ao valorizar o desenvolvimento e o protagonismo da criança, revolucionou a pedagogia e a criação dos filhos.
Embora Maria Montessori (1870-1952) tenha disseminado suas ideias há mais de meio século, boa parte de seus princípios segue atual e inspirador para quem trabalha com educação infantil.
É o que demonstra a leitura de A Mente da Criança (Planeta), uma compilação de textos da precursora organizada pelo pedagogo italiano Daniele Novara e recém-publicada no Brasil pela editora Planeta.
Montessori mescla suas observações sobre biologia, psicologia e comportamento a fim de delinear um método que deu inédito destaque ao potencial dos pequenos.
Os princípios do método
O que contempla a escola montessoriana
Absorção: Maria Montessori dizia que a mente da criança é absorvente por natureza, uma autêntica esponja.
Autonomia: o pequeno não deve ser visto como um autômato. É preciso instigar sua independência.
Mão na massa: a criança só aprende se participar ativamente de tarefas e brincadeiras.
Foco nos sentidos: atividades sensoriais merecem ser estimuladas por apoiar o desenvolvimento neurológico.
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