Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Pediatria Descomplicada

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Garantir saúde, carinho e bem-estar na infância. Esse é o objetivo de cada linha escrita por Kelly Oliveira, pediatra e consultora internacional de amamentação.
Continua após publicidade

Afirmem seus filhos

Você já olhou nos olhos do seu filho hoje e lembrou a ele quem ele realmente é? Essa é a pergunta que eu gostaria de fazer a você hoje

Por Kelly Oliveira
31 jul 2023, 18h22

Sentada na minha escrivaninha, observo minha filha mais velha, Esther, brincando no jardim lá fora. Enquanto ela corre e ri, uma lembrança volta à minha mente.

Era uma tarde como qualquer outra, e eu estava na cozinha preparando o jantar. Esther, que sempre foi curiosa e cheia de energia, estava brincando na sala. De repente, ouvi o som de vidro se quebrando. Corri para a sala e lá estava Esther, parada em frente a um vaso quebrado, um presente de casamento que guardamos com carinho.

Nossos olhares se cruzaram e pude ver o medo em seus olhos. Ela esperava uma repreensão, talvez até uma punição.

Mas, ao invés disso, ajoelhei-me ao seu lado, respirei fundo e disse: “Esther, sei que você não quebrou o vaso de propósito. Sei que você é cuidadosa e respeitosa. Isso não muda em nada quem você é, filha.”

Lágrimas correram nos olhos dela e, por um instante, nossos olhares se cruzaram profundamente: “Me perdoa mamãe, Não foi por mal…” — sua voz quase sumindo. “Está tudo bem filhinha, era só um vaso.”

E, de repente, o vaso não era mais tão importante assim.

Afirmando caráter

Naquele momento, eu não estava simplesmente reagindo a um comportamento, estava afirmando sua identidade. E é sobre isso que eu quero conversar com vocês hoje.

Continua após a publicidade

Veja bem, uma criança que entende quem é, que tem seu caráter e identidade afirmados por aqueles que ela ama, cresce segura e forte. A segurança não vem do que ela faz, mas de quem ela é.

Como pais, nós temos uma missão maior do que apenas repreender ou elogiar comportamentos. Temos a tarefa de lembrar nossos filhos de suas verdadeiras identidades.

+ Leia também: Não negligencie a criação dos seus filhos

Uma criança que sabe quem é fará o que é correto, porque isso faz parte dela. É a criança que cresce ouvindo:

“Filho, filha, eu vejo você. Eu conheço seu coração. Eu sei quem você é. E quem você é está alinhado com os valores que têm sido a base de nossa família. Eu te amo, independentemente das circunstâncias.”

A cada risada, cada expressão de carinho, vejo minhas filhas revelando um pouco mais de quem são: amorosas, inteligentes, capazes, generosas, respeitosas. E meu papel, mais do que qualquer outra coisa, é ajudá-las a entender e aceitar essas verdades sobre elas mesmas.

Continua após a publicidade

Este é um lembrete valioso para todos nós, pais. O caráter é mais importante que o comportamento, a identidade é mais importante que uma atitude momentânea.

Ao afirmar a identidade de nossos filhos, estamos plantando as sementes de um amor que os incentiva a serem melhores, mais fortes, mais virtuosos.

Então, queridos pais, encorajo vocês a passarem um tempo a sós com seus filhos, olhando nos olhos deles e reafirmando sua identidade. Esta é uma das lições mais importantes que podemos ensinar.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.