Semaglutida x tirzepatida para redução de peso: quem ganha o duelo?
Estudo comparou Wegovy com o Mounjaro, que, apesar de aprovado, ainda não está disponível no Brasil
A semaglutida, princípio ativo do Wegovy e do Ozempic, já transformou o tratamento da obesidade ao promover perdas expressivas de peso. E, recentemente, surgiu a tirzepatida, do Mounjaro, que levou a reduções ainda maiores em estudos. Mas como eles se comportam comparados um com o outro? Quem se sai melhor?
O estudo SURMOUNT-5 foi desenhado para responder a esta dúvida crucial. Durante 1,5 ano, 751 voluntários receberam uma das duas medicações, aplicadas via subcutânea semanal.
No fim do período, aqueles que utilizaram tirzepatida apresentaram redução média de peso de 20,2% versus 13,7% naqueles que utilizaram semaglutida na dose de 2,4mg.
Estes medicamentos simplesmente mudaram o patamar e as metas de tratamento de pessoas com obesidade. No grupo da tirzepatida, 1/3 apresentou reduções de peso superiores a 25%, ao passo que no grupo semaglutida a porcentagem de participantes a atingirem esse patamar foi de 16,1%.
Quantos aos efeitos colaterais, os mais comuns em ambos os grupos foram aqueles ligados ao aparelho digestivo como náuseas, diarréia, constipação e vômitos.
Os resultados na integra do estudo SURMOUNT-5 serão apresentados em breve com maiores detalhes à comunidade médica e científica.
Tanto o Wegovy quanto o Mounjaro são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A tirzepatida possui aprovação até o momento apenas para tratamento de diabetes tipo 2 e ainda não está à venda no país.
Já a semaglutida na dose de 2.4mg já é aprovada para tratamento de obesidade.
O estudo SURMOUNT-5 incluiu voluntários com índice de massa corpórea maior (IMC) ou igual a 30 kg/m2, ou com IMC maior ou igual a 27 Kg/m2, desde que tivessem comorbidades como pressão alta, alterações de colesterol e triglicérides, apnéia do sono ou doença cardiovascular prévia.
Todos receberam orientações de mudança de estilo de vida, como alimentação saudável e prática de atividade física regular.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.