Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Tirzepatida: um dos medicamentos mais aguardados do ano

O fármaco que levou a perdas de peso inéditas em estudos está prestes a chegar no Brasil

Por Chloé Pinheiro
1 jul 2024, 11h33

A obesidade está passando por uma mudança de paradigma, cada vez  mais compreendida como uma doença crônica, como diabetes e hipertensão. E, ao exemplo destes outros males, deve ser tratada por algumas pessoas por toda a vida, incluindo com medicamentos.

Nesta seara, uma classe de fármacos está transformando o tratamento da obesidade. São os análogos de GLP-1, que simulam a ação de um hormônio produzido naturalmente no organismo, envolvido no metabolismo da glicose e na sensação de saciedade.

Em novembro de 2023, um novo representante da categoria foi aprovado no Brasil, a tirzepatida, que também emula outro hormônio. Em estudos, a droga levou os voluntários a uma perda de peso sem precedentes. Mas, apesar de estar autorizada, sua comercialização ainda não começou no país.

Para falar deste assunto, o podcast Olhar da Saúde traz o Luiz André Magno, diretor médico da Eli Lilly no Brasil, fabricante do medicamento.

Magno discute os avanços científicos por trás da droga, questões de acesso e o futuro do composto, que também está sendo estudado para doenças como apneia do sono e gordura no fígado.

Continua após a publicidade

Clique aqui para assistir ao episódio. Ou, se preferir, escute no Spotify:

Participam da conversa com Magno os apresentadores Carlos Eduardo Barra Couri (endocrinologista e fundador do site Olhar da Saúde) e Diogo Sponchiato (redator-chefe da VEJA SAÚDE).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.