“Escrevi um livro para ajudar mulheres a vencerem a exaustão e a culpa”
O que acontece quando uma especialista em promoção da saúde mental se vê acometida pelo esgotamento?

Sempre trabalhei com desenvolvimento humano — sempre buscadora, comprometida em ser apoio e, assim, transformar histórias: no meu consultório, em empresas e em salas de aula.
Mas, em março de 2020, com a chegada da pandemia, me vi presa no meu “hometudo”: videoconferências sem fim, dever de casa, atendimentos, aulas online, a casa para cuidar e meus dois pequenos — Gael e Nolah — ao meu lado. A cada manhã, o medo do que vinha nos noticiários pesava mais que o café.
Por mais experiente que eu fosse em burnout, só ali — exausta e sobrecarregada, física e emocionalmente — percebi que não era só um problema de sono: era um esgotamento profundo.
Conversei com meu amigo neurologista e, ao falar em voz alta, vi expresso na minha própria vida o que ajudo tantas mulheres a reconhecer: eu estava adoecendo de cansaço.
E, ao olhar para cada executiva, empreendedora e mãe que atendo, ouvi o eco da minha sensação de insuficiência e transbordamento. Todas nós, de forma consciente ou inconsciente, estávamos nos sentindo cobradas pelo “sistema do desempenho” — render em tudo, sorrir em tudo, dar conta de tudo.
+Leia também: Sobrecarga mental ajuda a explicar por que mulheres adoecem mais
Decidi, então, dar um Basta! Mas não bastava só o grito: precisei praticar minhas próprias recomendações. Comecei a anotar cada tropeço e cada conquista num caderno: choros, risos, descobertas.
E foi ali, entre uma página rabiscada e outra, que me dei conta de algo que eu já praticava em todo o meu trabalho, mas que ainda não havia resumido em uma frase: “a vida precisa C.A.B.E.R. na vida!”
Mas esse “caber” não tinha a ver com se ajustar ou se amoldar, como via tantas mulheres fazendo. Era, senão, o oposto: um acrônimo para viver de dentro para fora e construir uma vida com sentido. Surgiu, então, a trilha C.A.B.E.R., como uma bússola dentro de mim:
Coragem: para dizer “não” sem peso ou culpa, expor fragilidades e erguer limites — em reuniões e no coração.
Autoconhecimento Autocompassivo: acolher minhas sombras tão gentilmente quanto faço com minhas amigas e com as pessoas que acompanho.
Balancear com Presença: abandonar a busca pelo “equilíbrio perfeito” e aprender a fluir com cada fase e momento da vida.
Empatia: começar por mim mesma para, só então, estender a mão ao outro com genuíno respeito.
Recomeçar: usar cada queda como impulso, cada recomeço como celebração.
Ao escrever Basta! Liberte-se da exaustão e da culpa e faça sua vida C.A.B.E.R. (Literare – clique para comprar*), quis entregar mais do que um livro. Trata-se de um antimanual, recheado de relatos pessoais, exercícios práticos e reflexões embasadas pela minha experiência clínica e pela vivência com mais de 10 mil mulheres em programas como Vem Ser Mulher e Mães Equilibristas, mentorias e palestras pelo Brasil.
Cada capítulo é um convite — não para seguir um passo a passo infalível, mas para se juntar a mim numa jornada contínua de descoberta e autoapropriação, com a ousadia de quem compartilha enquanto aprende.
Hoje, como mãe de dois pequenos mestres, revisito o significado de equilíbrio cada vez que me pego largando tudo para termos nosso momento de cozinhar juntos ou exercer a gratidão e boas conversas antes de dormir.
Como psicóloga, lembro-me diariamente de que nenhuma fórmula de sucesso compensa a perda da saúde mental. Como mentora, celebro cada alívio de quem descobre força para descansar sem culpa. E, como pessoa, agradeço por ter convertido minha própria exaustão em uma ferramenta de cura e vida para outras pessoas.
Se você também acorda com a sensação de carregar um fardo impossível de sustentar, se o “como vai você?” já é respondido com um cansado “na correria”, este livro é um colo para você descansar. Vamos juntas derrubar os escudos que nos aprisionam, silenciar a voz crítica interna e erguer um novo modo de existir: mais leve, mais autêntico, mais humano.
Chegou a hora de dar um Basta! à exaustão e à culpa. Venha comigo nessa trilha. Sua vida pode — e deve — C.A.B.E.R. na sua vida.
*Thirza Reis é psicóloga, coach e mentora de líderes, com mestrado em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Brasília (UnB)