Volta às aulas pede um exame oftalmológico
Incluir uma visita ao oftalmologista para avaliar a saúde dos olhos pode ajudar as crianças a irem melhor na escola – e a preservarem a visão
Problemas de visão levam a problemas no desenvolvimento, no desempenho escolar e na autoestima dos jovens. Para ter ideia, uma em cada quatro crianças nos Estados Unidos tem um distúrbio de visão que precisa ser diagnosticado e tratado.
Os problemas mais frequentes que afetam a visão das crianças são os erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e a ambliopia. E atenção: se os erros de refração não forem tratados com óculos ou lentes de contato até em torno de 8 anos de idade, a visão pode ficar permanentemente comprometida.
As crianças geralmente não se queixam de visão embaçada, especialmente se o problema de visão afeta apenas um olho (algumas até podem se queixar de dor de cabeça e dificuldade visual para enxergar a lousa, por exemplo).
Para diagnosticar miopia, hipermetropia ou astigmatismo, é necessário um exame oftalmológico completo, com dilatação das pupilas. Então aproveite a proximidade com a volta às aulas e agende uma consulta!
Os olhos das crianças devem ser examinados anualmente na infância. Um teste de volta às aulas pode proporcionar às crianças um futuro com boa visão.
+Leia também: Como prevenir problemas de visão entre as crianças
Sinais de dificuldade para enxergar
Podemos desconfiar que a criança está com algum déficit de visão quando ela…
…fecha um pouco os olhos para enxergar
…se aproxima demais dos objetos, como a televisão
…vira ou inclina a cabeça para olhar algo a sua frente
…perde interesse rapidamente em atividades que exigem esforço visual prolongado, como leitura
+Leia também: Problemas de visão entre as crianças: como notar?
Prevenção
Alguns cuidados na hora de estudar ajudam a preservar a saúde ocular da criança. Até porque atividades como leitura em livro ou tela podem levar ao cansaço visual.
Para aliviar o quadro, incentive seu filho a seguir a regra 20-20-20: olhar para um ponto distante (ao menos 20 pés, o que equivale a seis metros ou mais) a cada 20 minutos por 20 segundos.
Também é importante escolher um ambiente bem iluminado para estudar e, se recomendado por um oftalmologista, usar os óculos.
*Claudia Faria, oftalmologista especialista em estrabismo do Hospital Israelita Albert Einstein.