PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

O que está mudando na jornada dos pacientes

Transformação digital mexeu com a forma de procurar médicos, agendar exames e ser acompanhado pelo sistema de saúde

Por Cadu Lopes, CEO da Doctoralia*
23 out 2022, 10h21
ilustração de celular conectado a médicos, exames e procedimentos
Aplicativos de celular se tornaram "novo normal" no gerenciamento da saúde.  (Ilustração: Veja Saúde/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

No Brasil e no mundo, o setor de saúde sempre teve um peso importante. Mas podemos dizer que, nos últimos três anos, os profissionais e as instituições do segmento ganharam ainda mais relevância diante dos inúmeros desafios apresentados com a pandemia. Poderíamos destrinchar essa história em incontáveis evoluções recentes, porém acredito que devemos focar em seu personagem principal, o paciente.

Independentemente de onde se atua, se num grande hospital ou numa pequena clínica ou healthtech, toda e qualquer solução é, ou deveria ser, pensada para o paciente. Assim como tem sido aplicado no setor de varejo, o conceito de customer centric ganha forças na área da saúde. É o modelo patient centric, que faz amplo uso da transformação digital.

+ LEIA TAMBÉM: Sete enfermeiros com propostas que fazem a diferença pelo mundo

A jornada de atendimento centrada no paciente advém justamente da demanda comportamental criada pelo próprio paciente. Assim como em outros setores da economia, ele deseja facilidade, comodidade e segurança em seu dia a dia. Da mesma forma que hoje as pessoas fazem pagamentos e transações bancárias, pedem comida ou um carro de transporte por aplicativos, o paciente está cada vez mais inserido no mundo digital.

Vale destacar que essa nova jornada começa no momento da pesquisa por médicos e especialistas. É preciso que sejam oferecidas plataformas intuitivas para que o cidadão consiga encontrar informações verdadeiras e relevantes, e em poucos cliques.

Outro ponto interessante sobre o comportamento desse paciente 4.0 é que ele deseja ser impactado pela opinião de outros pacientes. É como se fossem os já conhecidos reviews de produtos, que estamos acostumados a encontrar no varejo.

Continua após a publicidade

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

Quem deseja se destacar no segmento da saúde no Brasil precisa também se atentar a outros pontos dessa jornada, como geração e fornecimento de conteúdo confiável, ativações estratégicas nas redes sociais e engajamento de médicos e instituições com esses pacientes. Desenvolver aplicativos próprios, com funções como agendamento (ou cancelamento) de consultas e exames e acesso a histórico de saúde, são úteis para atrair e fidelizar o consumidor.

Todo mundo quer soluções que, longe de serem “fórmulas mágicas”, possam de fato resolver ou atenuar os problemas reais encontrados na rotina. A época de procurar pelo nome do médico ou pela especialidade num caderninho, ligar e torcer para ser atendido acabou. A aposta na tecnologia é a grande aliada para proporcionar experiências únicas e bem-sucedidas em toda essa jornada.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

* Cadu Lopes é CEO da Doctoralia Brasil, Chile e Peru

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.