Dia Nacional da Saúde Bucal: dentista dá dicas para preservar o sorriso
Não há segredo para manter os dentes e a gengiva saudáveis, mas é preciso disciplina e cuidados diários
Manter um sorriso bonito e a saúde bucal em dia, evitando problemas mais sérios e até a perda dos dentes, é relativamente simples. A seguir, daremos algumas dicas para isso:
Higiene sempre (e do jeito certo)
Com uma boa higienização diária e acompanhamento profissional, que devem estar presentes em todas as fases da vida, é possível evitar cárie dentária, inflamação gengival, desgaste dentário, além de diagnosticar tais problemas de forma precoce.
A escovação dos dentes, o uso do fio dental e, quando possível, do enxaguante bucal, são cuidados constantes, sempre após as refeições e sem esquecer de escovar a língua.
O uso do fio dental promove a remoção mecânica de resíduos alimentares entre os dentes, prevenindo o desenvolvimento de doenças ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana como a doença periodontal e cárie interproximal.
Não pule a escovação da noite
É recomendável fazer a higienização ao menos três vezes ao dia, principalmente antes de dormir.
Durante o sono, o fluxo de saliva costuma diminuir e a boca se torna um ambiente favorável para a ação de bactérias causadoras de cáries e outas doenças.
Esse é um hábito simples e o mais importante para assegurar uma boa saúde bucal.
Evite bebidas alcoólicas e cigarro
O álcool e o tabagismo também são vilões para a cavidade oral.
As substâncias químicas presentes nos dois atuam na redução da quantidade e da qualidade da saliva. Essa mudança leva à ocorrência de mau hálito e atua na redução da oxigenação dos tecidos bucais, o que é desfavorável ao processo de cicatrização.
A nicotina, presente no tabaco, acumulada nos dentes, também contribui para o amarelamento e surgimento de manchas escuras.
+ Leia também: Cigarros eletrônicos são um perigo para a saúde bucal
Maneire no açúcar
Quando o consumo de açúcar é exagerado e a higienização não é eficiente, a placa bacteriana se acumula na superfície dentária e o desenvolvimento da cárie é iminente.
Uma boa saúde bucal precisa estar aliada com uma dieta saudável. Por esse motivo, é importante evitar os doces ou consumir com moderação.
Preste mais atenção na sua boca
Quando dizemos que a “saúde começa pela boca”, é a mais pura verdade. Doenças sistêmicas podem se desenvolver ou ser agravadas pelos hábitos alimentares e de higiene.
A quantidade e a qualidade da produção de saliva, a eficiência mastigatória (ter todos os dentes para mastigar) e outros fatores possuem influência na saúde geral e qualidade de vida das pessoas, por isso a importância de cuidar bem da região.
Alguns hábitos, como bruxismo e apertamento dentário, ou até mesmo “usar” os dentes como ferramenta para abrir embalagens, por exemplo, podem ocasionar trincas ou fraturas de restaurações e/ou dentes.
Atenção aos ácidos
Por fim, a ingestão de alimentos ácidos, como limão e laranja, é boa para a imunidade, mas o consumo em excesso pode prejudicar a saúde bucal.
Isso porque a alta acidez desses itens, somada ao uso de dentifrícios e força excessiva na escovação, pode desgastar o esmalte dentário.
Nesses casos, o ideal é aguardar um período de 30 minutos a 1h após a ingestão para daí então realizar a limpeza, com a finalidade de neutralizar o pH bucal.
*Fernanda Oliani, é dentista e consultora técnica da Oral Sin