Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde

Cigarro também afeta esqueleto, apontam estudos brasileiros

Outras pesquisas revelam ainda que a prática de exercícios físicos e medicamentos podem ajudar a amenizar esse dano

Por Fernanda Degobbi Tenorio Quirino dos Santos Lopes, pesquisadora, e Marco Aurélio Silvério Neves, ortopedista*
15 Maio 2025, 10h09
dia-mundial-da-voz-tabagismo-provoca-cancer-de-laringe
Efeitos negativos do tabagismo são sentidos em todo o corpo (nensuria/Freepik)
Continua após publicidade

Você sabia que o cigarro também pode atacar suas articulações? Além dos prejuízos conhecidos aos pulmões e ao coração, o tabagismo exerce efeitos profundos — e muitas vezes negligenciados — sobre ossos e cartilagens.

Estudos recentes da Faculdade de Medicina da USP mostram que o fumo acelera inflamações, prejudica a regeneração dos tecidos e colabora para doenças como osteoporose e artrose.

O cigarro altera a biologia do sistema músculo esquelético. Dados preliminares apontam que fumantes e ex-fumantes apresentam menor densidade de condrócitos (as células da cartilagem), redução de proteoglicanos e maior presença de inflamação na articulação — até mesmo anos após terem parado de fumar.

Corroborando estes achados clínicos, experimentos com condrócitos humanos mostram que o extrato de fumaça de cigarro promove aumento do estresse oxidativo e morte dos condrócitos com consequente alteração dos constituintes do tecido cartilaginoso. A boa notícia é que a aplicação de um medicamento inibidor do TNF-alfa (adalimumabe), conseguiu reverter esses danos in vitro.

O tabagismo também compromete a qualidade do tecido ósseo, reduzindo sua densidade de trabéculas (estrutura dos ossos), alterando a produção de colágeno e ativando enzimas que favorecem a reabsorção óssea, predispondo este tecido a uma maior fragilidade e incidência de fraturas. A enzima Rho quinase mostrou-se um alvo promissor para amenizar esses efeitos negativos.

Continua após a publicidade

Mas há esperança: em um ensaio clínico com pacientes com DPOC grave um programa de exercícios (aeróbico e força) melhorou o condicionamento físico, aumentou massa muscular e modulou a inflamação sistêmica. Foi observado aumento de células reguladoras (Tregs) e queda de marcadores inflamatórios. Isso reforça a ideia de que o exercício apresenta ação anti-inflamatória.

O cigarro fragiliza a estrutura que nos sustenta: os ossos, músculos e articulações. Parar de fumar é essencial. Mas, tão importante quanto isso, é colocar o corpo em movimento. O exercício pode ajudar a recuperar parte do equilíbrio perdido — e devolver liberdade, força e longevidade às articulações.

*Fernanda Degobbi Tenorio Quirino dos Santos Lopes é pesquisadora científica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Marco Aurélio Silvério Neves é ortopedista, doutorando em Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da USP

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.