O melhor protetor solar para quem odeia protetor solar
Eu sei que você não usa o produto todo dia e ainda reclama de passar quando vai à praia. Mas acho que seus problemas acabaram
Mesmo na praia, de roupa de banho e com uma bebida gelada na mão, você deve sentir que o sol está mais forte.
E não é só impressão. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a intensidade da radiação ultravioleta, que faz mal à saúde, atingiu um nível extremo em São Paulo no mês de setembro, e isso é ainda mais comum em regiões mais próximas a linha do Equador, como várias cidades do Nordeste.
Essa introdução é só para reafirmar o óbvio: não existe bronzeado saudável. Usar protetor solar não é frescura ou luxo, é fundamental para a saúde. Muito além de incômodas queimaduras, a radiação pode virar um câncer, evitável com o uso do produto.
+Leia Também: Câncer de pele: como prevenir o tumor mais frequente no país?
Ok, mas também é compreensível que muita gente reclame da textura dos protetores solares, e isso dificulte a adesão a eles. Vamos combinar que os mais tradicionais, em creme, realmente são bem pegajosos e podem ser incômodos de passar, em especial no rosto.
Felizmente, a cosmética dos protetores tem evoluído muito.
Neste sentido, um protetor solar ultra fluido é a melhor opção. Sua textura é bem líquida, muito leve, e ele geralmente seca rápido. Para quem quiser usar maquiagem depois, também é uma ótima pedida.
Para ilustrar mais vantagens dele, permita-me contar um causo. Da última vez que fui à praia com amigos, eu era a pessoa que atormentava todo mundo para passar e reaplicar o protetor. Um deles, que odiava o produto, usou meu ultra fluido a contragosto. Depois que aplicou, ouvi as inacreditáveis palavras:“Até que é gostosinho!”
Para facilitar sua vida, seguem abaixo algumas recomendações da categoria.
5 protetores solares ultra fluidos para o rosto
Anthelios UV Mune 400, da La Roche-Posay*
Esse é o meu queridinho, uso todos os dias.
Fluido, espalha fácil, seca muito rápido, rende bem. Além da textura agradável, ele ainda é super tecnológico, e tem proteção extra contra os raios UVA ultra longos, responsáveis pelo aumento do estresse oxidativo e por lesões internas que podem levar ao câncer de pele no longo prazo.
Como tenho pele oleosa, uso a versão toque seco, mas a tradicional também é bem levinha.
PS-01, da PRINCIPIA
O melhor custo-benefício do mercado. Para quem trabalha mais exposto ao sol e precisa reaplicar muitas vezes ao dia, vale apostar nesse produto. Também é leve, espalha fácil e é sequinho.
Além disso, contém niacinamida, um ativo que ajuda na hidratação da pele.
Sun Fresh Hydro Boost, de Neutrogena
Lançamento da linha Hydro Boost, que tem um dos melhores hidratantes para pele oleosa do mercado. Também tem uma textura leve, bem fluida, além de conter ácido hialurônico e outras vitaminas.
Quando usei, senti que ele precisa ser mais espalhado do que os outros dois, mas logo fica invisível na pele. Uma ótima novidade é que ele também possui versões com cor, que protegem contra a luz visível, outro tipo de radiação que também pode ser danosa à pele.
E o melhor: essa versão é FPS 70.
Skin Aqua e Bioré Perfect Milk
Cosméticos asiáticos sempre são uma boa pedida, e esses protetores são os japoneses favoritos dos brasileiros.
Acho os dois bem parecidos, bem fluidos, mas o Perfect Milk demora mais secar e pode deixar um leve esbranquiçado enquanto não some, que some em poucos minutos e depois deixa a pele viçosa e bonita. Ah, e não ardem os olhos (pelo menos os meus).
Hydro Fluid, da Eucerin
Bem líquido, tem amplo espectro de proteção UVA/UVB e em um bom custo-benefício.
Além disso, oferece ácido hialurônico e compostos antioxidantes na fórmula, ajudando ainda mais a proteger a pele contra os radicais livres prejudiciais. Já usei e adorei!
+Leia Também: Protetor solar em cápsula funciona?
Recomendação bônus: um protetor solar de corpo
O texto é focado em protetores pro rosto, mas não poderia deixar de indicar um ótima opção pra quem também detesta a sensação de creme no corpo.
Trata-se do Skin Aqua Super Moisture Gel. Ele é um gel refrescante, que seca super rápido!
+ Dicas: como garantir conforto e proteção máxima
1) Não passe protetores corporais no rosto
Não é que o de corpo faça mal pro rosto. Basicamente o que muda é a cosmética mesmo: protetores de rosto costumam caprichar na textura para melhorar a experiência do usuário.
Então, o ideal é que todo mundo tenha um protetor solar pro rosto e outro pro corpo.
2) Procure produtos com maior proteção
Além do FPS, que protege contra raios UVB, os que provocam as queimaduras, observe sempre o PPD ou PA do produto, pois essa é a medida de proteção contra raios UVA, ligados ao câncer de pele.
Geralmente essa informação consta na parte de trás do rótulo.
+Leia Também: Queimadura solar é coisa séria!
3) Use o protetor na medida certa
A quantidade ideal para proteger o rosto é 2 mg de protetor por centímetro quadrado de pele, ou seja, uma colher de chá ou três dedos da mão recobertos. E o ideal é reaplicar de 2 em 2 horas — principalmente se for passar muito tempo sob alta exposição.