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Uber ou chocolate: faça sua escolha

Especialistas discorre sobre as oportunidades que temos no dia de queimar calorias sem abdicar dos alimentos que amamos

Durante uma viagem com três amigos, decidimos ir até um shopping só para experimentar os chocolates artesanais de uma loja. Checamos o endereço do local, nos arrumamos e pegamos um Uber.

A visita valeu muito a pena. Tinha um chocolate melhor do que o outro. Mas e o Uber com isso? Antes de tudo, uma mera coincidência: o dinheiro gasto na viagem de carro foi exatamente o mesmo pago nos chocolates. E o que mais?

Se fôssemos a pé, o gasto energético da distância do hotel ao shopping equivaleria mais ou menos ao que consumimos de chocolate. Isso porque cada um ingeriu 50 gramas de gostosuras (300 calorias) e deixou de caminhar cinco quilômetros (o que, para um adulto de 60 quilos, se traduz em 300 calorias queimadas – mais pra baixo eu explico como fazer essa conta*).

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Meu ponto é que temos a oportunidade de, em deslocamentos diários simples, gastar uma quantidade importante de energia. E, assim, dar mais sabor à vida.

Costumo dizer que poucos são os casos de pessoas que engordam por comer absurdamente. É como se endividar – ninguém empobrece por gastar grandes quantias de uma vez, mas por manter a torneira gotejando dia após dia. A maioria de nós engorda por pequenos prêmios que nos damos no dia a dia.

Exemplos simples: aquele chocolatinho (diminutivo para o tamanho, não para as calorias) que vem com o café, aquele docinho que ofereceram no escritório, ou “só” aquela taça de vinho que não conseguimos recusar após a insistência do amigo durante um jantar qualquer. Gosto muito da frase “dizer não aos outros é dizer sim para você”.

Aprender a respeitar seus desejos e enfrentar os desafios do dia a dia na alimentação é questão de treino. Assim como também podemos nos acostumar a mexer mais o corpo, essa máquina incrível que nos permite gastar a energia que saboreamos, por exemplo, em um chocolate. Desenvolver esse equilíbrio nos fortalece.

Não abra mão de coisas que te dão prazer – mas busque o prazer conscientemente. Se você realmente quer comer um chocolate no lanchinho da tarde, vá em frente. Mas escolha um que você goste mesmo (não aceite imitações). A semelhança entre um chocolate bom e outro ruim são as calorias.

E, claro, vá a pé até a lojinha. Eu e meus amigos perdemos essa oportunidade de gastar calorias naquela ida ao shopping. Mas, em minha defesa, já tinha corrido uns bons quilômetros – e pelo menos voltamos caminhando para o hotel depois que eu contei tudo isso a eles.

Uber: só para maiores de 18… quilômetros! Rs

*Para saber aproximadamente quantas calorias você gasta caminhando ou correndo por determinado percurso, faça a seguinte conta: multiplique seu peso (em quilos) pela distância (em quilômetros). Simples assim!

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