saudeLOGO Created with Sketch.

Limão e alho são a solução para limpar veias do coração? Não é bem assim

Vários sites dizem por aí que essa é a melhor receita para diminuir o colesterol alto e afastar doenças cardíacas. Investigamos o que há de verdade nisso

Que alho e limão são dois alimentos saudáveis (e gostosos), ninguém duvida. Mas será que consumi-los diariamente é a melhor solução para baixar o colesterol e evitar que os vasos sanguíneos fiquem entupidos? Isso é o que dizem vários portais de internet e vídeos que pipocam pelas redes sociais. Muitos deles juram que essa mistura funciona como um verdadeiro remédio para o coração.

Para tirar essa história a limpo, conversamos com a nutricionista Marcia Gowdak, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. O veredicto: não dá pra afirmar com certeza que esses dois ingredientes, juntos, têm algum efeito sobre os níveis de LDL, o colesterol ruim. Quanto mais que eles são a solução perfeita para varrer as artérias.

O que a ciência diz

Até hoje, um único estudo científico foi realizado sobre o tema. Assinado por especialistas da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, no Irã, o trabalho acompanhou 112 pacientes — uma parte tomou o mix de alho e limão em diferentes doses, enquanto outro grupo não engoliu esse preparo. Os resultados mostram uma queda nos níveis de gordura e de pressão arterial entre aqueles que experimentaram os dois ingredientes durante oito semanas.

Mas esses resultados não são positivos? “Temos que encará-los com bastante ceticismo, pois eles foram publicados numa revista científica com baixo impacto entre a comunidade acadêmica”, analisa Marcia. Além disso, o ideal é que o estudo fosse repetido por outros grupos de cientistas e com um número maior de voluntários para ver se a conclusão seria a mesma.  

É preciso levar em consideração também as quantidades utilizadas. No experimento iraniano, os indivíduos engoliram uma colher de sopa do sumo de limão, o que é razoável. O problema foi mesmo o alho: o consumo era de 20 gramas todos os dias! Isso equivale a quatro ou cinco dentes do bulbo. Convenhamos: não há hálito que aguente…

Então, o que fazer?

Claro, a crítica à pesquisa não significa que esses dois alimentos sejam maléficos à saúde. Pelo contrário! “O limão, assim como laranja e acerola, é rico em vitamina C. um composto com alto poder antioxidante”, destaca a nutricionista. O alho, por sua vez, carrega uma substância chamada alicina, que já demonstrou potencial para evitar alguns tipos de câncer e baixar a pressão arterial. Dentro de uma dieta equilibrada e variada, eles dão um sabor mais que especial a vários pratos e receitas.

Só não dá pra dizer que, ao juntar esses dois ingredientes, é possível limpar as veias do coração – e, principalmente, abandonar tratamentos consagrados. Para proteger o músculo cardíaco, a recomendação é consultar o cardiologista e fazer exames de checkup, que vão avaliar indicadores importantes de uma boa saúde, como o colesterol, o triglicérides e a glicemia.

Caso esses números estejam fora dos limites, o médico sugere mudanças no estilo de vida, na alimentação e na prática diária de exercícios. E pode prescrever alguns medicamentos com eficácia realmente comprovada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s