Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Boa Pergunta

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dúvidas sobre saúde enviadas pelos leitores e leitoras são respondidas com o apoio de profissionais da área.
Continua após publicidade

Colocar sal debaixo da língua ajuda a reverter a queda de pressão?

Embora muito disseminada, essa tática não funciona em crises de pressão baixa. Saiba o que fazer para realmente se livrar do mal-estar e da tontura

Por Daniella Grinbergas e Gustavo Grohmann
3 fev 2021, 17h30
Foto de vários saleiros
O sal não vai aliviar quedas repentinas de pressão. (Foto: Bruno Marçal/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Tontura, suor frio, mal-estar, dor de cabeça e até desmaio são sintomas comuns de uma queda abrupta de pressão. E, durante a crise, muita gente apela para uma pitada de sal embaixo da língua, tentando resolver o problema. Mas essa conduta é realmente eficaz? É o que pergunta nosso leitor Guga Morais.

Segundo o cardiologista Bernardo Noya, do Hospital do Coração (HCor), não. Esse mito possivelmente está associado à recomendação para que hipertensos evitem o consumo de sal. Ora, se gente com pressão alta precisa maneirar no sal, quem sofre com pressão baixa deveria fazer o inverso.

Mas o médico explica que esse ingrediente tem uma absorção lenta: sua ação efetiva sobre a pressão é gradual e demorada. Sendo assim, não adianta correr para o saleiro.

Então como controlar rapidamente o quadro? Marcelo Franken, gerente médico de cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein, afirma que o jeito é se hidratar.

Explica-se: a queda de pressão surge quando o volume de sangue no interior das artérias diminui. Nesse contexto, o coração não consegue bombeá-lo para o corpo todo. Já quando o organismo está abastecido de líquidos, o sangue circula com maior facilidade.

Continua após a publicidade

“O ideal é ingerir líquidos como água, isotônicos e água de coco”, indica Franken.

Outra ação recomendada é deitar-se com as pernas elevadas. “Essa postura melhora o fluxo de sangue para o coração e o cérebro, ajudando a amenizar a sensação de tontura”, esclarece Franken.

Todo mundo pode passar mal com pressão baixa, mas fique de olho!

Como em geral está associada à desidratação, a queda da pressão repentina não é um fenômeno raro, principalmente em dias quentes ou ao fazer uma atividade física intensa sem a reposição adequada de líquidos.

Continua após a publicidade

Entretanto, vale prestar atenção à frequência desses episódios e às situações em que ocorrem. Se forem persistentes, procure um médico para avaliar e investigar as causas. Até porque desmaios e vertigem podem sinalizar uma doença, ou serem resultado do uso de certos remédios.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.