saudeLOGO Created with Sketch.

Vacina da gripe protege o coração

Pesquisa vencedora do Prêmio SAÚDE de 2007 é uma das primeiras a apontar que a imunização contra o vírus influenza beneficia o sistema cardiovascular

Na insuficiência cardíaca — condição que afeta cerca de 2 milhões de brasileiros — a capacidade de o coração bombear sangue para o corpo diminui. E, com os órgãos trabalhando no limite, qualquer sobrecarga é perigosa.

Não à toa, as infecções pulmonares, como a pneumonia, são a maior causa de internações entre indivíduos acometidos pela condição. É por isso que esse grupo ganha uma proteção extra quando é vacinado contra a gripe, cujas complicações podem comprometer o pulmão.

Para comprovar esse elo, pesquisadores do Instituto do Coração, em São Paulo, entrevistaram mais de 300 pacientes com insuficiência cardíaca, mostrando que de fato a vacinação fez despencar as internações por pneumonia — e, pode-se supor, de mortes por problemas cardíacos.

Infelizmente, os cientistas também revelaram que 68% dos indivíduos não haviam tomado a vacina. Pior: a maioria tinha fugido da injeção justamente por temer repercussões no peito. E, entre os imunizados, somente 16% receberam a dose por indicação do cardiologista.

O trabalho alertou cardiologistas do Brasil para uma medida simples e capaz de evitar consequências severas. Por isso, venceu o Prêmio SAÚDE em 2007 na categoria Saúde do Coração. Conheça as categorias e jurados da décima edição dessa iniciativa, que acontece em novembro, no www.premiosaude.com.br.