saudeLOGO Created with Sketch.

Uma vacina contra o Zika

Farmacêutica que criou o primeiro imunizante contra a dengue agora se volta para essa nova ameaça

A todo o momento, surge uma novidade sobre o vírus Zika. Um dia depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar estado de emergência internacional em decorrência da epidemia dessa doença, a farmacêutica Sanofi Pasteur anunciou o lançamento de um projeto para desenvolver uma vacina contra o problema.

Em um comunicado, a empresa destacou as similaridades entre o Zika e a dengue. Além de pertencerem ao mesmo gênero de vírus, são propagados pela mesma espécie de mosquito e apresentam sintomas similares. Isso aceleraria a criação de uma vacina contra o Zika, uma vez que a Sanofi desenvolveu o primeiro imunizante contra a dengue. Apesar disso, não foi estabelecido um prazo para que essa alternativa esteja disponível à população.

“A Sanofi Pasteur está atendendo a um apelo global para que se produza uma vacina contra o Zika”, afirma Nicholas Jackson, diretor global de pesquisa da empresa que irá liderar o novo projeto. Vale lembrar que essa doença, embora geralmente traga sintomas mais leves que a dengue, foi associada a casos de microcefalia.

Enquanto a vacina não chega, é importante tomar todas aquelas medidas que afastam o risco de tomar uma picada do mosquito que transmite o Zika. Elimine reservatórios de água parada, aplique repelente, priorize roupa de manga comprida…