Uma vacina contra o Zika
Farmacêutica que criou o primeiro imunizante contra a dengue agora se volta para essa nova ameaça
A todo o momento, surge uma novidade sobre o vírus Zika. Um dia depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar estado de emergência internacional em decorrência da epidemia dessa doença, a farmacêutica Sanofi Pasteur anunciou o lançamento de um projeto para desenvolver uma vacina contra o problema.
Em um comunicado, a empresa destacou as similaridades entre o Zika e a dengue. Além de pertencerem ao mesmo gênero de vírus, são propagados pela mesma espécie de mosquito e apresentam sintomas similares. Isso aceleraria a criação de uma vacina contra o Zika, uma vez que a Sanofi desenvolveu o primeiro imunizante contra a dengue. Apesar disso, não foi estabelecido um prazo para que essa alternativa esteja disponível à população.
“A Sanofi Pasteur está atendendo a um apelo global para que se produza uma vacina contra o Zika”, afirma Nicholas Jackson, diretor global de pesquisa da empresa que irá liderar o novo projeto. Vale lembrar que essa doença, embora geralmente traga sintomas mais leves que a dengue, foi associada a casos de microcefalia.
Enquanto a vacina não chega, é importante tomar todas aquelas medidas que afastam o risco de tomar uma picada do mosquito que transmite o Zika. Elimine reservatórios de água parada, aplique repelente, priorize roupa de manga comprida…
Levantamento terra sumô: para quê serve e como realizar o exercício
Saúde mental dos idosos: como reconhecer e ajudar pessoas com problemas
Creatina: veja lista de marcas aprovadas pela Anvisa após análise
Homem morre na academia: veja os cuidados na hora de fazer supino
“Comer menos é muito ruim para os negócios”, diz uma das maiores autoridades da nutrição







