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Sauna para o coração

Estudo finlandês aponta que o hábito dos banhos a vapor protege o músculo cardíaco de piripaques

O cardiologista Jari Laukkanen, da Universidade da Finlândia Oriental, é taxativo: “Para a saúde do coração, a sauna tem efeitos parecidos aos de um exercício leve ou moderado”. Ele chegou a essa constatação após acompanhar mais de 2 mil homens por 20 anos. Quem fazia sessões de banhos vaporizados de quatro a sete vezes na semana tinha um risco 63% menor de sofrer algum problema cardíaco em relação àqueles que não frequentavam a sala quente.

A explicação para a benesse está em ganhos nas funções do endotélio, o fino tecido que reveste o interior de veias e artérias, responsável por aumentar ou diminuir o calibre desses tubos. “A sauna dilataria os vasos, melhorando a circulação e a pressão arterial”, explica o cardiologista César Jardim, do Hospital do Coração, em São Paulo. E tem mais: o relaxamento e o ambiente calmo aplacariam o estresse, outro fator por trás de danos cardiovasculares.

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Algumas precauções para não cair em ciladas

1. Evite tomar álcool antes ou durante as sessões

2. Fique menos de 20 minutos dentro da sauna e, ao sair, esfrie o corpo gradativamente

3. Beba bastante água para evitar a desidratação