saudeLOGO Created with Sketch.

Saiba como usar chá feito com folhas do pé de uva para atenuar as varizes

Fitoterápico feito com as folhas da videira atenua os sintomas típicos da dilatação das veias nas pernas, como cansaço e inchaço

Fitoterápico feito com as folhas da videira atenua os sintomas típicos das varizes
Foto: Getty Images

Não são apenas os frutos da parreira que merecem fama por defender o sistema circulatório. Nas suas folhas também residem substâncias capazes de minimizar encrencas nos vasos. O laboratório Boehringer Ingelheim lançou recentemente no país cápsulas à base do extrato de Vitis vinifera – o nome científico da videira -, que reduzem a dor, o inchaço e a fadiga provocados pelas varizes. “O fitoterápico atua nos sintomas, mas não elimina o problema em si, e o efeito é mais expressivo em varizes menores”, diz a médica Marília Panico, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A descoberta

O potencial terapêutico das folhas da parreira veio à tona depois que cientistas investigaram por que vinicultores franceses raramente sofriam de varizes, mesmo trabalhando horas em pé. O motivo: eles usavam chás e emplastros à base da planta.

Como funciona o fitoterápico?

Ele costuma ser tomado diariamente. E os resultados tendem a aparecer em cerca de três semanas. O efeito vem dos flavonoides, substâncias anti-inflamatórias que agem na parede interna das veias, permitindo que ela fique mais próximo do normal e deixe o sangue circular melhor.